Buscar

Olá, alguém sabe me responder pq que na Teoria de ligação de valência de alguns complexo os elétrons vai para o orbital p não vão para o orbital d ?

💡 1 Resposta

User badge image

Franciny Rodrigues

Primeiramente, devem-se preencher os orbitais de baixa energia e depois os de maior energia. Assim, primeiro preenchemos os sub níveis e depois os orbitais do sub nível. Orbital é uma região que comporta 2 elétrons. O subnível s comporta 2 elétrons, então, cada subnível s é um orbital s. O subnível p comporta 6 elétrons, assim, no subnível p temos 3 orbitais. O subnível d comporta 10 elétrons, então temos 5 orbitais. E o subnível f comporta 14 elétrons, ou seja, 7 orbitais.   

 Como eu disse inicialmente, primeiro preenchemos os de baixa energia, então completamos seguindo o diagrama de Linus Pauling, inicialmente completando os s e p e seguindo para os d e f conforme a camada de valência do elemento sendo analisada. 

Fazemos essa distribuição em camadas (seguindo o diagrama de Linus Pauling e distribuição de valência): A camada K compreende o subnível 1s; camada L compreende os subníveis 2s e 2p; camada M, 3s 3p e 3d; camada N, 4s 4p 4d 4f; camada O, 5s 5p 5d 5f; camada P, 6s 6p 6d; camada Q, 7s 7p.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais