Buscar

regência e romantismo da moda

💡 7 Respostas

User badge image

Vanessa Gimenez

1811 – 1820: Regência ou Era Georgiana: Transição do Neoclássico para o Romântico

 Durante estes anos as roupas femininas mudaram gradativamente para o que viria a ser a moda Romântica.

 Moda Feminina:

Os corsets voltaram definitivamente de forma gradativa, adquirindo o formato “pontudo” da era Romântica. As saias adquiriram formato de cone, se tornaram mais pesadas e a tinha babados ou adornos perto da barra. Diversas anáguas voltaram a serem usados para sustentar o formato e volume das saias.As mangas passaram a ter um enchimento nos ombros revivendo a estética Tudor/Renascentista. Chapéus e penteados tornam-se mais elaborados para equilibrar o alargamento saias. Sobretudos e capotes tornaram-se moda, muitas vezes contrastando com golas de pele ou de veludo.

Moda Masculina:

O estilo dandi se mantém e a silhueta masculina se inspira em heróis medievais, mantendo a cintura fina através de corsets, os ombros ficam largos e os quadris curvilíneos. Em 1820, o estilo gótico medieval estava firmemente instalado na moda e dá-se o fim da moda ao estilo Império.

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre História da Moda.


A transição entre o estilo do Império, também chamado de Regência, o e Romantismo foi dando volume aos poucos aos vestidos e lentamente devolvendo a cintura seu ao lugar.

 No século XIX não é apenas a indumentária que passa a ter a alteração dos shapes de forma mais rápida, mas nova estrutura social também muda consideravelmente, muito por conta da Revolução Industrial, que promove mudanças, até então nunca vistas, a vida se transforma, a economia de alguns países cresce vertiginosamente e o mundo nunca mais seria igual.

O século XIX foi ser dividido em quatro tempos, Império, o Romantismo, na sequência a Era Vitoriana e a Belle Époque que foi até o início do século XX. O período do Império foi um momento de "limpar" os exageros da corte francesa representada por Maria Antonieta, mas no Romantismo, aos poucos o excesso dos volume, vão voltando


Portanto, O Romantismo foi um movimento filosófico que teve impacto nas artes e na política, sua visão de mundo contribuiu se voltava para o indivíduo, o centro das atenções estava no drama humano, amores, ideais e desejos de escapismo. 

1
Dislike0
User badge image

Nathy Santos

obrigadaaa ????
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais