Buscar

DIREITO

Desde a Revolução de Avis, se procurou chegar a uma codificação geral das leis do Reino de Portugal, buscando o ordenamento jurídico e tendo no Direito Romano o seu referencial, se ocupando o direito canônico das matérias de cunho espiritual. Assim, pode-se dizer que governo Luso, juridicamente, se fundamentava em:

💡 1 Resposta

User badge image

Anderson Neves

O berço geográfico de Portugal: A Península Ibérica

A Península Ibérica, berço geográfico da pátria portuguesa, foi primitivamente habitada por um povo cuja origem é envolta numa complicada teia de lendas: os iberos. Por volta do ano 2000 a.C., um novo grupo étnico formado com a assimilação dos iberos pelos celtas – os celtiberos – ocuparia a região. No século XII a.C., gregos e fenícios – buscando estanho na Europa Setentrional – estabeleceram feitorias no sinuoso e recortado litoral da Península, principalmente em Málaga, Sevilha e Cádis. Pouco depois, cartagineses, também navegando na “rota do estanho”, criaram entrepostos em solo ibérico.

No século I a.C., a Península Ibérica, após feroz resistência liderada pelo pastor Viriato, foi ocupada pelos romanos, que a denominaram de Lusitânia. Em pouco tempo, a região conheceria um processo de romanização. No século V d.C., com o colapso do Império Romano do Ocidente, levas sucessivas de bárbaros germânicos – suevos, alanos e vândalos – assolaram a Península. Culminando o processo invasionista germânico, os visigodos, encabeçados por Ataulfo, instalaram-se na região.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais