Buscar

Como ocorre a formação de gêmeos univitelinos e bivitelinos?

💡 3 Respostas

User badge image

Gabriela Figueiredo Guerreiro

Gêmeos Univitelinos

Os gêmeos univitelinos (monozigóticos) ou verdadeiros são aqueles que nascem idênticos e portanto, são sempre do mesmo sexo. Para que isso ocorra, um único óvulo é fecundado por um só espermatozoide com posterior divisão do zigoto (célula-ovo), donde o óvulo se divide, formando assim dois (ou mais) embriões.

Esses gêmeos de semelhança fisionômica apresentam o mesmo genoma (DNA), sendo assim, clones um do outro, além de compartilharem a mesma placenta (somente de 10% a 15% dos gêmeos idênticos têm placentas separadas). No entanto, eles possuem digitais e personalidades diferentes.

Algumas complicações podem ocorrer com a divisão do óvulo dos gêmeos monozigóticos, o qual para no meio do processo de divisão celular e os embriões acabam se fundindo, resultando no compartilhamento de partes do corpo (seja cabeça, tronco, nádegas ou membros) e muitas vezes de órgãos internos.

Esse evento muito raro é denominado de gêmeos conjuntos, coligados, xifópagos ou siameses, entretanto, com o avanço da medicina, atualmente muitos deles podem ser separados.

Gêmeos Bivitelinos

Os gêmeos bivitelinos (dizigóticos) ou multivitelinos são aqueles que nascem com aparências distintas. Também chamados de gêmeos fraternos ou falsos, eles são gerados por dois óvulos e dois espermatozoides e por isso são dizigóticos (apresentam dois zigotos ou células-ovo), formando dois embriões.

Curioso notar que eles podem apresentar sexos diferentes, ou seja, nascer uma menina e um menino. Diferente dos gêmeos idênticos, estes podem apresentar cerca de 50% de identificação entre os genomas donde são desenvolvidos geralmente por duas bolsas amnióticas e duas placentas.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta precisamos colocar em prática nossos conhecimentos da disciplina de Histologia e Embriologia.


Gêmeos univitelinos são formados quando um óvulo é fecundado por um espermatozoide e gera dois embriões. Nesse caso, os embriões compartilham o mesmo código genético e são idênticos.

Gêmeos bivitelinos são gerados quando dois óvulos são formados na tuba uterina e os dois são fecundados por espermatozoides diferentes. Dessa forma, os gêmeos não compartilham o mesmo código genético e não são idênticos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais