Buscar

Qual é o Marco da evolução histórica do direito do trabalhador?

Respostas

User badge image

Thays Nascimento

Tendo por base que o Direito do Trabalho é derivado de relações trabalhistas que apresentam subordinação, no Brasil o reconhecimento deste ramo jurídico só pode ser estudado de maneira consistente após a abolição da escravatura, que se deu em 1888, visto que a escravidão envolve uma relação produtiva incompatível com o direito do trabalho. Assim, embora destituído de caráter jus laboral, a Lei Áurea foi o marco mais significativo como início da evolução histórica do Direito do Trabalho no Brasil.

Neste contexto histórico reconhece-se o notável desenvolvimento da força de trabalho no setor agrícola, especialmente as fazendas aplicadas ao setor cafeeiro, contudo, as relações de trabalho não apresentavam normatização sólida, fator que apresentava avanços e retrocessos das condições de negociação do trabalho.

A partir de 1900, diversos diplomas legais relacionados aos trabalhadores, tanto rurais como urbanos, foram editados, no entanto, ainda não havia uma solidificação de institutos trabalhistas que atuassem de maneira coordenada. Esta fase foi denominada pelos estudiosos como período de manifestações incipientes ou esparsas, visto que, embora fosse considerável o número de leis e decretos promulgados, não existia um sistema de direito do trabalho devidamente instituído. No intuito de regulamentar a organização do trabalho no Brasil, destaca-se nesse período a criação do Departamento Nacional do Trabalho, por meio do Decreto nº 3.550, de 16 de outubro de 1918.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A pergunta exige conhecimentos prévios em Administração.De acordo com alguns autores, dentre os quais Granizo e Rothvoss e Godinho, existem quatro fases principais na evolução do Direito do Trabalho:

  • Formação: compreendida entre 1802 e 1848, iniciada pela Lei de Peel, na Inglaterra;

* Intensificação: compreendida entre 1848 e 1890;

* Consolidação: que tem extensão entre 1890 e 1919;

* Autonomia: teve início em 1919 e é compreendida até o final do século XX.

No contexto da autonomia do Direito do Trabalho, tem-se como marco inicial a criação da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 1919, por meio do Tratado de Versalles e pelas constituições:

  • do México, primeira do mundo a proteger os direitos dos trabalhadores; e

* de Weimar, da Alemanha em 1919, que incluía direitos trabalhistas.Portanto, pode-se considerar como marco da evolução histórica do direito do trabalhador a criação da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 1919, através do Tratado de Versalles.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando