Buscar

Quais os assuntos que mudaram no direito constitucional nos últimos dois anos (2017 e 2018)?

Atualização legislativa, doutrinária e jurisprudencial relativas ao direito constitucional.

💡 4 Respostas

User badge image

John Anderson

todos

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

ATUALIZAÇÃO LEGISLATIVA: EMENDAS CONSTITUCIONAIS

Seguem emendas constitucionais realizadas, com indicação das alterações e o tema que trata, sendo certo que a modificação no texto pode ser conferida no próprio corpo da CRFB/88.

EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 96

Acrescenta § 7º ao art. 225 da Constituição Federal para determinar que práticas desportivas que utilizem animais não são consideradas cruéis, nas condições que especifica.

EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 97

Altera a Constituição Federal para vedar as coligações partidárias nas eleições proporcionais, estabelecer normas sobre acesso dos partidos políticos aos recursos do fundo partidário e ao tempo de propaganda gratuito no rádio e na televisão e dispor sobre regras de transição.

EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 98

Altera o art. 31 da Emenda Constitucional nº 19, de 4 de junho de 1998, para prever a inclusão, em quadro em extinção da administração pública federal, de servidor público, de integrante da carreira de policial, civil ou militar, e de pessoa que haja mantido relação ou vínculo funcional, empregatício, estatutário ou de trabalho com a administração pública dos ex-Territórios ou dos Estados do Amapá ou de Roraima, inclusive suas prefeituras, na fase de instalação dessas unidades federadas, e dá outras providências.

EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 99

Altera o art. 101 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir novo regime especial de pagamento de precatórios, e os arts. 102, 103 e 105 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.

 

ATUALIZAÇÃO JURISPRUDENCIAL: INFORMATIVOS DO STF

Eu enviei para o Passei Direto esses arquivos públicos, produzidos pelo Supremo Tribunal Federal, que traz separação por temas (inclusive de direito constitucional), com os julgados dos anos de 2016 a 2018. 

Não seria funcional tratarmos dos temas um a um, pois são mais de 40 julgados de direito constitucional por ano, mas ficamos a disposição para esclarecimentos acerca de cada um. Seguem links:

https://www.passeidireto.com/arquivo/66314484/informativo-stf-por-tema-2016

https://www.passeidireto.com/arquivo/66314482/informativo-stf-por-tema-2017

https://www.passeidireto.com/arquivo/66314486/informativo-stf-por-tema-2018

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

..........

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais