Buscar

Qual a definição de auto-antígenos?

💡 4 Respostas

User badge image

Estudante PD

Uma das muitas propriedades do sistema imune é a habilidade de reconhecer e responder a antígenos estranhos mas não a antígenos próprios(auto antigenos). Muitos antígenos potencialmente imunogênicos circulam em nosso organismo. A alta tolerância a esses antígenos é mantida por mecanismos que previnem a maturação ou estimulação de LT(linfocitos t) (principalmente) potencialmente auto-reativos

 Fundamentos:

  • Tolerância ao próprio é um processo adquirido ativamente, na qual linfócitos auto-reativos são impedidos de tornar-se capaz de responder funcionalmente à antígenos próprios ou inativados após encontrar esses antígenos. Os mecanismos de expressão genica do receptor não depende do antígeno. Assim no início o existem LT capazes de reconhecer virtualmente qualquer antígeno. A tolerância é induzida depois que o receptor é expresso e de fato é uma conseqüência do reconhecimento do antígeno próprio sob condições especiais.
  • A tolerância pode ser induzida em vários pontos da maturação do linfócito. Pode ocorrer nos órgãos centrais da imunocompetência ou nos tecidos periféricos.

fonte:

http://www.angelfire.com/ma/pliniomaia/autoimunidade.html

1
Dislike4
User badge image

Andre Smaira

Antígenos são qualquer substância que, ao ser introduzida no organismo faz com que seu sistema imunológico produza anticorpos contra ele. Dentre os antígenos, podemos destacar o autoantígeno.


Por definição autoantígeno é aquele que foi reconhecido pelo organismo como um antígeno, ou seja, como estranho. Como consequência, desencadeia-se assim uma reação autoimune, caso o mecanismo de auto-tolerância esteja danificado. Todos os tecidos próprios têm autoantígenos que são apresentados e são ignorados pelos linfócitos quando a auto-tolerância está ativa.


Deste modo, sabemos que um autoantígeno é um fragmento de um microorganismo, ou de uma proteína estranha ao organismo, que é capaz de desencadear uma resposta imune.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Antígenos são qualquer substância que, ao ser introduzida no organismo faz com que seu sistema imunológico produza anticorpos contra ele. Dentre os antígenos, podemos destacar o auto antígeno.


Por definição auto antígeno é aquele que foi reconhecido pelo organismo como um antígeno, ou seja, como estranho. Como consequência, desencadeia-se assim uma reação autoimune, caso o mecanismo de auto tolerância esteja danificado. Todos os tecidos próprios têm auto antígenos que são apresentados e são ignorados pelos linfócitos quando a auto tolerância está ativa.


Deste modo, sabemos que um auto antígeno é um fragmento de um microrganismo, ou de uma proteína estranha ao organismo, que é capaz de desencadear uma resposta imune.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais