Buscar

Diferenças entre ENDOTOXINAS e EXOTOXINAS.

💡 7 Respostas

User badge image

Allan Nunes

As exotoxinas são produzidas no interior de algumas bactérias, como parte de seu crescimento e metabolismo, sendo então secretadas pela bactéria no meio circundante ou liberadas após a lise celular. As exotoxinas são proteínas, e muitas são enzimas que catalisam apenas certas reações bioquímicas. Em razão da natureza enzimática da maioria das exotoxinas, mesmo pequenas quantidades são bastante perigosas, pois podem agir várias vezes seguidas. As bactérias que produzem exotoxinas podem ser gram-positivas ou gram-negativas. As exotoxinas agem destruindo determinadas partes das células do hospedeiro ou inibindo certas funções metabólicas. Elas são altamente específicas em relação aos seus efeitos nos tecidos corporais e estão entre as substâncias mais letais conhecidas.

Já as endotoxinas são parte da porção externa da parede celular de bactérias gram-negativas. As bactérias gram-negativas possuem uma membrana externa que circunda a camada de peptideoglicana da parede celular. Esta membrana externa consiste em lipoproteínas, fosfolipídeos e lipopolissacarídeos (LPS). A porção lipídica do LPS, chamada de lipídeo A, é a endotoxina. Assim, as endotoxinas são lipopolissacarídeos. As endotoxinas são liberadas quando as bactérias gram-negativas morrem e suas células sofrem lise, liberando a toxina.

Fonte: TORTORA, G.J.; FUNKE, B.R.; CASE, CL. Microbiologia. 10. ed., Porto Alegre: Artmed, 2010.

2
Dislike0
User badge image

Samantha de Freitas

Bom, quando falamos de toxinas dentro da biologia geralmente elas são ocasionadas por microorganismos patogênicos (fungos, bactérias, leveduras e etc) se tratando disso, uma toxina é uma substância capaz de lesar o organismo do hospedeiro. Ela pode ser definida como substância solúvel, proteica e que alteram o metabolismo normal celular. As endotoxinas - mais complexas - estão presentes na composição dos lipopolissacarídeos da parede celular de bactérias gram-negativas. Quando elas adentram na corrente sanguínea, essas toxinas são capazes de se ligar a proteínas séricas específicas e outros receptores celulares que ativam a resposta imunológica do hospedeiro. Como as células bacterianas foram detectadas, o sistema imunológico inato trata de explorar seus mecanismos específicos na destruição da célula bacteriana. Uma vez que ele se rompe e expõe suas macromoléculas na matriz extracelular, isso intensifica ainda mais  a resposta imune causando sintomas como febre, dores, vasodilatação e em casos mais graves, septecemia. 

Já as exotoxinas, são causadas por bactérias gram-positivas, também é encontrada na parede celular bacteriana e tem efeitos parecidos. A diferença é que são subdivididas em três grupos, a depender da interação com as celulas do hospedeiro, afetando principalmente as celulas do sist GI e nervoso. 

Primeiro grupo ( possuem superantígenos e as toxinas ST). atuam somente na superficie celular, ex: staphylococcus aureus e streptococcus pyogenes.

segundo grupo (as toxinas danificam a membrana do citoplasma, causando morte celular.)

terceiro grupo (toxina diftérica, toxina colérica, LT, Toxina de Shiga, toxina botulínica, toxina tetânica, toxina pertussis (coqueluche), adenilato ciclase invasiva (coqueluche) e exotoxina A (infecções pulmonares em pacientes com fibrose cística).

0
Dislike0
User badge image

Carol Gomes

Endotoxina: toxina gerada no interior de células de microrganismos, mas incapaz de secretar para o meio externo. São moderadamente tóxicas e causam febre, trata-se de um lipopolissacarídio que compõe a parede celular de bactéias gram-negativas.

Exotoxina: toxina segregada por uma bactéria, capaz de atuar à distância e independente dela. É uma toxina liberada pelas bactérias para a corrente sanguínea.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais