Buscar

RESPOSTA APOL

Leia o seguinte fragmento de texto:

“Os elementos que vieram a dar forma à pedagogia tecnicista começaram a ser dispostos na segunda metade da década de 1960. Além dos eventos organizados pelo Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais (IPES) e dos acordos MEC-USAID, esse processo também pode ser constatado na literatura divulgada no período”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: SAVIANI, Dermeval. Histórias das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2008. p. 369.
 

Tendo em vista o livro-base da disciplina, assinale a alternativa correta sobre a pedagogia tecnicista:

 

  A

Foi introduzida no Brasil no início da década de 20, tendo como objetivo a formação do indivíduo para o mercado de trabalho e com enfoque nas suas experiências.

  B

Sua ênfase repousava sobre a produtividade, isso se deve ao contexto político e econômico do final da década de 1940 e a influência francesa no Brasil.

  C

Os acordos feitos entre Brasil e França enfatizaram uma educação voltada para a produtividade, eficiência e desenvolvimento cognitivo dos alunos.

  D

A pedagogia tecnicista tornou-se a pedagogia oficial do país no final da década de 1960, sua ênfase estava na produtividade e eficiência.

  E

Seu currículo enfatiza a manufatura e a arte com o objetivo de desenvolver a competência teórica e técnica do aluno.

💡 2 Respostas

User badge image

Alana Schmegel

Alternativa D

A pedagogia tecnicista tornou-se a pedagogia oficial do país no final da década de 1960, sua ênfase estava na produtividade e eficiência.

Você acertou!

O tecnicismo foi introduzido no Brasil no final de 1960, com ênfase na produtividade. Os acordos que levaram a implantação do  

tecnicismo foram feitos entre Brasil e EUA. O currículo deste ideário deve contemplar conteúdos baseados nos princípios científicos e

manuais que visam a objetivos e a habilidades que levem à competência técnica a partir de procedimentos e estratégias que possi bilitem o

controle efetivo dos resultados com ênfase nos meios e nas instruções programadas (LIVRO-BASE, p

1
Dislike0
User badge image

Lene Souza

Resposta correta: Acredito que seja letra D

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais