Buscar

Característica dos desenhos de crianças na fase realismo visual?

💡 3 Respostas

User badge image

Ester Lews

 A princípio, para a criança, o desenho não é um traçado executado para fazer uma imagem mas um traçado executado simplesmente para fazer linhas. (Luquet, 1969 pg.145)

    Em certo ponto, a criança produzirá mesmo acidentalmente uma parecença não procurada. A partir daí ela passará por uma série de transições até adquirir a totalidade das faculdades gráficas (intenção, execução e a interpretação correspondente à intenção) chegando consequentemente ao realismo intencional.

A Segunda Fase descrita por Luquet é o Realismo Falhado; quando a criança chega ao desenho propriamente dito, quer ser realista mas a sua intenção choca-se com obstáculos gráficos e psíquicos, que dificultam a sua manifestação. São exemplos de obstáculos a incapacidade para dirigir seus movimentos gráficos, o caráter limitado e descontínuo da atenção infantil e principalmente a incapacidade sintética – quando a criança não chega a sintetizar num conjunto coerente os diferentes pormenores que desenha com a preocupação exclusiva de os representar cada um por si.

De acordo com Piaget, é neste ponto que a criança se encontra no estágio pré-esquemático, que inicia-se por volta dos 4 anos e se estende até os 7 anos mais ou menos. Após esta fase a criança com idade entre 7 e 9 anos entra no estágio esquemático, e após os 9 anos passa para o estágio do realismo nascente, vale ressaltar que estes estágios compreendidos entre os 7 e 11 anos estão dentro do período das operações concretas.

 

    É claro que estes estágios não são estáticos, imutáveis, existem crianças que pulam alguns estágios de desenvolvimento, e existe crianças que param de se desenvolver devido a vários fatores que influenciam em sua vida, como família, situação social e econômica,disturbios psicológicos e gosto particular.

 

    A terceira fase, é a do realismo intelectual, onde a criança pretende deliberadamente reproduzir do objeto representado não só o que se pode ver mas tudo o que ali existe e dar a cada um dos elementos a sua forma exemplar.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O ato de desenhar começa como uma extensão das habilidades motoras da criança. É por isso que as primeiras criações de uma criança sempre serão o que conhecemos como rabiscos. Esses rabiscos são seus primeiros experimentos usando suas habilidades motoras. Eles fornecem a base para as etapas que estão por vir.
Muito em breve a criança começa a encontrar uma semelhança entre seus desenhos e a realidade ao seu redor. Eles muitas vezes tentam capturá-lo, mesmo que não tenham a capacidade de fazê-lo. Se você perguntar a eles o que eles estão desenhando, eles podem, a princípio, dizer que não é nada. No entanto, assim que eles encontrarem uma semelhança entre o desenho e a realidade, eles considerarão que é uma representação verdadeira.
Esse estágio é chamado de realismo visual, uma vez que a representação da realidade vem depois ou enquanto o desenho é feito. Não houve intenção real de desenhar o que eles eventualmente consideraram ser. A semelhança é uma coincidência. A criança, no entanto, acolhe com entusiasmo o fato. Uma vez que eles vêem a semelhança, eles podem realmente tentar melhorá-lo.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais