Buscar

De que maneira ocorre o controle neural da função gastrintestinal pelo Sistema Nervoso Entérico?

De que maneira ocorre o controle neural da função gastrintestinal pelo Sistema Nervoso Entérico? Quais regiões anatômicas e/ou histológicas controlam os movimentos e secreção/fluxo sanguíneo?

💡 3 Respostas

User badge image

Lucas Paz

O sistema digestorio conta com um sistema nervoso proprio que conta com aproximadamente 100 millhoes de neuronios denominado sistema nervoso enterico controlado por estruturas denominadas ganglios mioentericos e submucosos estimulados por substancias e estimulaçao tatil,os ganglios mioentericos estao relacionados quase que exclusivamente com a moltilidade gastrica,os submucosos com a liberaçao de secreçoes no trato intestinal.Todo o tubo digestorio tem relaçao com o fluxo sanguineo.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Fisiologia, mais especificamente sobre o Sistema Nervoso Entérico.
A Fisiologia é uma área da Biologia que se dedica ao estudo e análise do funcionamento físico, orgânico, mecânico e bioquímico dos seres vivos. A palavra "fisiologia" deriva do grego "physis" que significa "funcionamento" e da palavra "logos" que significa "estudo" ou "conhecimento".
Nesse contexto, o sistema nervoso entérico é um constituinte do sistema nervoso autônomo. O mesmo é composto por uma rede de neurônios que integram o sistema digestivo, isto é, trato gastrointestinal, pâncreas, e vesícula biliar.

O sistema nervoso entérico é formado por plexos mioentérico e submucoso.


Sistema nervoso entérico. Fonte: . Acesso 6 mai. 2019

1
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais