Buscar

FÍSICO QUÍMICA

A capacidade calorífica do clorofórmio (CHCl3) é dada por: Cp,m = a + bT, com a = 91,47 J·K -1mol-1 e b = 7,5×10-2 J·K -2mol-1, no intervalo de temperatura de 240 K a 330 K. Calcule a variação de entropia molar quando o clorofórmio é aquecido de 273 K a 300 K.

💡 3 Respostas

User badge image

Especialistas PD

Frequentemente podemos confiar na intuição para julgar se a entropia aumenta ou diminui quando uma substância sofre uma mudança física. Um tipo de mudança que nós consideramos é a elevação da temperatura. Devemos esperar que a entropia de uma amostra aumente quando a temperatura cresce, pois a desordem térmica do sistema é maior quando a temperatura é mais alta, ou seja, quando as moléculas se movem mais intensamente. Para calcularmos o valor da variação de entropia vamos utilizar a equação que refere-se à transferência de calor para um sistema numa temperatura T.

A equação mostra algo que é pouco óbvio, mostra que quanto maior a capacidade calorífica da substância maior a variação de entropia para uma determinada variação de temperatura. Se refletirmos um pouco sobre isso veremos que faz sentido. Uma capacidade calorífica alta implica que muito calor é necessário para produzir uma determinada alteração da temperatura.




0
Dislike0
User badge image

JULIO TENORIO DE OLIVEIRA

Variação de entropia (DS)
DS = integral CP,m/T dt de Ti a Tf
Integrando temos

DS = 91.47xln(300/273) + 0.075 x (300 - 273)
DS = 10,65 J
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais