Buscar

Estudo de Caso - Teoria e Prática de Ensino nas Ciências da Natureza Anos Iniciais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo de Caso - Teoria e Prática de Ensino nas Ciências da Natureza Anos Iniciais
Com relação ao processo de ensino-aprendizagem de ciências, julgue os itens a seguir. Na busca por soluções e alternativas para o ensino de Ciências, as atividades práticas (aulas experimentais) podem constituir alternativas válidas entre os muitos modelos possíveis. Certo ou Errado? Justifique.
Certo, pois o uso de aulas experimentais nos anos iniciais pode contribuir para uma aprendizagem significativa dos educandos. O uso dessa metodologia favorece o envolvimento dos alunos, pois cria-se o interesse e a participação em ambiente escolar despertando a vontade de aprender. Como ciência trata-se de algo muito abstrato para os alunos a grande maioria das vezes, um conteúdo de difícil compreensão, há a necessidade de realizar a contextualização dando ênfase ao processo de investigação. Dessa forma, faz com que seja estimulado a procurar, explorar, investigar o que está sendo estudado, resultando em um processo investigativo em busca de situações-propostas (DELIZOICOV, 2007).
Para uma aprendizagem efetiva é necessário que a pratica pedagógica obedeça a um tema que em cima dele será feito a problematização em sala de aula, o professor deve realizar a mediação de uma socialização inicial entre os educandos, para assim dar continuidade na sequencia metodológica, onde os alunos faram o contanto com os matérias e recursos didáticos. 
Na era digital cada vez mais vemos alunos desmotivados em sala de aula, o uso de atividades práticas faz com desperte novamente o interesse do aluno de participar ativamente do seu processo de ensino e aprendizagem, vi um artigo que demostra a aprendizagem significativa após a implementação da parte experimental em sala de aula. Mostrando a evolução dos alunos após a implementação da nova metodologia em ambiente pedagógico. 
REFERÊNCIAS
DELIZOICOV, Demétrio; José André Angotti; Marta Maria Pernambuco. Ensino deCiências: fundamentos e métodos. 2ª. Ed.- São Paulo: Cortez, 2007.
MILITÃO, Silvio Cesar Nunes; KILL, Andressa Neves. A escola de tempo integral no Brasil: trajetória histórica e legal. In: Colloquium Humanarum. 2015. p. 976-984.

Continue navegando