Buscar

O que é a zona pelúcida?

Respostas

70 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Caroline Macedo

zona pelúcida é uma grossa camada glicoprotéica que envolve o óvulo e confere aos gametas femininos uma alta especificidade.[1] Ela funciona como barreira, permitindo que apenas espermatozoides da mesma espécie tenham acesso ao óvulo, e é responsável por impedir a polispermia, para que espermatozoides adicionais não penetrem no óvulo.[2]

1
Dislike0
User badge image

ester

A membrana que envolve o óvulo, também chamada de membrana vitelínica, é uma grossa camada de glicoproteínas aderidas à membrana plasmática ovular, muito conhecida como zona pelúcida. A zona pelúcidatambém é revestida por células foliculares ovarianas, que nutriram o ovócito durante todo o seu desenvolvimento.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A zona pelúcida é responsável pela proteção e alimentação prematura do oócito e do pré-embrião durante os primeiros dias de desenvolvimento menstrual, confinando-o em um pequeno volume. Novas investigações através de microscopia mostram que as glicoproteínas que a formam possuem receptores e ativadores de espermatozoides, facilitando a fertilização no óvulo.


Eles também têm um papel na reação acrossômica, induzindo-a. O endurecimento após a entrada do espermatozoide, devido a uma segunda despolarização da membrana, é essencial para o bloqueio polispermático. Anormalidades na estrutura ou na função das glicoproteínas desta camada pode gerar fertilizações anormais, diminuiu a viabilidade do embrião e menor capacidade de implantação do embrião no o tratamento de FIV.


À medida que a idade da mulher aumenta, as chances de fertilização de um oócito por mais de um espermatozoide são aumentadas, principalmente devido a essas alterações na zona pelúcida. Na maioria dos casos, essas adubações anormais resultar em zigotos triploides não implantados, mas em alguns casos pode fazê-lo, resultando em um grupo de células que crescem chamada "mola" que pode se tornar perigoso para as mulheres.


Durante o quinto dia do desenvolvimento do embrião, a zona pelúcida degenerará por meio de uma série de ciclos de expansão e contração; bem como pela ação das enzimas, para dar lugar à implantação. Uma vez que a formação do zigoto, ele pode ser chamado de embrião de células, e, subsequentemente, torna-se a fase de embrião de blastocisto, e a área não chocado pelúcida, embrião ou blastocisto implantado.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina