Buscar

Qual a principal teoria de Freud?

Respostas

User badge image

Andre Smaira

Sigmund Freud (1856-1939) foi o fundador da psicanálise, um método para tratar doenças mentais e também uma teoria que explica o comportamento humano.Freud acreditava que os eventos de nossa infância influenciam muito nossa vida adulta, moldando nossa personalidade. Por exemplo, a ansiedade originada de experiências traumáticas no passado de uma pessoa é ocultada da consciência e pode causar problemas durante a vida adulta (na forma de neuroses).Assim, quando explicamos nosso comportamento para nós mesmos ou para os outros (atividade mental consciente), raramente damos uma explicação verdadeira de nossa motivação. Isto não é porque estamos mentindo deliberadamente. Enquanto os seres humanos são grandes enganadores dos outros; eles são ainda mais adeptos da auto-ilusão.O trabalho da vida de Freud foi dominado por suas tentativas de encontrar maneiras de penetrar essa camuflagem, muitas vezes sutil e elaborada, que obscurece a estrutura e os processos ocultos da personalidade.Seu léxico tornou-se incorporado dentro do vocabulário da sociedade ocidental. Palavras que ele introduziu através de suas teorias são agora usadas por pessoas comuns, tais como anal (personalidade), libido, negação, repressão, catártica, escorregão freudiano e neurótico.
0
Dislike0
User badge image

Caroline Macedo

Uma das maiores contribuições de Freud para a psicologia foi a terapia da conversa, a noção de que simplesmente falar sobre nossos problemas pode ajudar a aliviá-los. Foi através da associação com seu amigo e colega Josef Breuer que Freud tomou conhecimento do caso de uma mulher conhecida na história como Anna O. O verdadeiro nome da jovem era Bertha Pappenheim e ela se tornou um paciente de Breuer, depois de sofrer um ataque do que era então conhecido como histeria , que incluía sintomas como visão turva, alucinações e paralisia parcial. Foi durante o seu tratamento que Breuer observou que discutir suas experiências parecia fornecer algum grau de alívio de seus sintomas. Foi Pappenheim aka Anna O, que começou a se referir ao tratamento como a “cura pela fala”.

Enquanto Anna O é frequentemente descrita como uma das pacientes de Freud, os dois nunca realmente se conheceram pessoalmente. Freud muitas vezes discutiu seu caso com Breuer, no entanto, e os dois colaboraram em um livro de 1895 com base em seu tratamento intitulado Estudos sobre a histeria. Freud concluiu que sua histeria foi o resultado de abuso sexual na infância, uma visão que acabou levando a uma ruptura no relacionamento profissional e pessoal de Freud e Breuer.

Anna O pode realmente não ter sido paciente de Freud, mas o caso dela influenciou muito do trabalho e das posteriores teorias de Freud sobre terapia e psicanálise.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina