Buscar

A glicose e o gliconeogênese são reversões uma da outra. Você concorda com essa afirmação?

💡 5 Respostas

User badge image

Maysa Peixoto

Sim, concordo.

0
Dislike0
User badge image

Jacqueline Parente Lins

sim concordo

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O ATP é a sigla empregada para se referir à molécula adenosina trifosfato. A mesma consiste na principal fonte de energia química celular, sendo composta por uma base nitrogenada adenina, uma ribose e por três grupos fosfato.

A respiração celular é um processo essencial em que a ATP (Adenosina trifosfato), substância responsável por suprir as necessidades energéticas das células, é produzida. A seguir, será explicado sobre as principais etapas da respiração celular: glicólise, ciclo de Krebs e fosforização oxidativa.

A glicólise, também chamada de via glicolítica, é uma etapa anaeróbica em que ocorrem diversas reações químicas a fim de produzir ácido pirúvico a partir da quebra da quebra de moléculas de glicose.

Em especial, a a glicólise é um processo anaeróbico que se consiste na quebra da molécula de glicose em duas moléculas de ácido pirúvico com saldo energético de dois ATP em um processo de hidrolise, isto é, de uma reação química em que se utiliza a água para quebra de uma molécula em outras duas. A enzima que catalisa tal reação é a hidrolase.

Costuma-se dividir a glicólise em duas etapas que são a fase preparatória, onde ocorre a hidrólise de ATP, e a fase de pagamento, onde se formam quatro moléculas de ATP e o “pagamento” das moléculas gastas inicialmente.

A a glicose é essencial para a manutenção do organismo uma vez que provê energia celular. Por fim, apresenta-se a reação global da glicólise:


\[\boxed{{\require{text}\text{Glicose}} + {\require{text}\text{ }}2{\require{text}\text{ NA}}{{\require{text}\text{D}}^{\require{text}\text{ + }}} + {\require{text}\text{ }}2{\require{text}\text{ ADP}} + {\require{text}\text{ }}2{{\require{text}\text{P}}_i} \to 2{\require{text}\text{ NADH}} + {\require{text}\text{ }}2{\require{text}\text{ piruvato}} + {\require{text}\text{ }}2{\require{text}\text{ATP}} + {\require{text}\text{ }}2{{\require{text}\text{ H}}_{\require{text}\text{2}}}{\require{text}\text{O}}}\]

Já a gliconeogênese é uma via que converte piruvato e outros compostos relacionados em glicose, ou seja, a glicogênese ocorre para sintetizar glicose a partir de precursores não-carboidratos.

As reações que diferenciam a gliconeogênese da glicólise são:

  1. Composição: Na gliconeogênese, a célula consome ATP para regenerar a glicose a partir do piruvato, para que haja uma perda líquida de energia com a execução desse processo;
  2. Localização: A gliconeogênese acontece primariamente em células hepáticas e em menor quantidade no rim;
  3. Função: A gliconeogênese, por outro lado, é geralmente executada para produzir glicose para ser exportada para as outras células do corpo.

Portanto, eu diria que as reações se complementam.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais