Buscar

Qual o risco de associar metformina com omeprazol??

💡 3 Respostas

User badge image

Joanna Lima

Só que a combinação de vários remédios, sem orientação, pode causar o efeito contrário do que se espera. Em vez de curar os sintomas, provocar mais algum. Farmacêuticos e médicos alertam pra algumas combinações perigosa.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A metformina é um cátion no pH fisiológico, pois é uma base forte. Assim, a absorção, distribuição e excreção da metformina dependem dos transportadores, tais como transportadores de catiões orgânicos (OCTs), extrusoras de múltiplas drogas e toxinas (MATEs) e transportadores de membrana de monoamina do plasma (PMAT).
A absorção oral e a captação hepática de Metformina são mediadas possivelmente por transportadores de cátions orgânicos (OCTs) (OCT1 e OCT3) e a excreção renal de Metformina é amplamente mediada por transportadores de metformina como Multirredes e Extrusores de Toxina (MATEs) MATE1 e MATE2-ke Transportador de catiões orgânicos.
A metformina não é metabolizada e excretada inalterada na urina 10e os pacientes com insuficiência renal crônica moderada e grave (IRC) não devem ser administrados com metformina. Como a metformina não é metabolizada, não se espera que esteja envolvida em muitas interações medicamentosas (DDIs). O uso de metformina está associado à acidose lática, provavelmente devido ao acúmulo de lactato através da inibição da produção hepática de glicose pelas moléculas de lactato.
Os medicamentos que inibem os transportadores de metformina (MATEs e OCTs) poderiam diminuir a eliminação da metformina e aumentar suas concentrações plasmáticas, levando a um risco elevado de acidose láctica associada à metformina (MALA). A administração de metformina deve ser interrompida e atenção médica urgente deve ser dada aos pacientes em desenvolvimento. primeiros sinais de MALA, como vômitos e diarréia.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais