Buscar

Sobre ações afirmativas responder: Conceito; tipos; exemplos; aspectos negativos e positivos.

💡 3 Respostas

User badge image

Thereza Cristina Faccio de Castro

Bruna,

Conceito: Ações afirmativas são políticas focais que alocam recursos em benefício de pessoas pertencentes a grupos discriminados e vitimados pela exclusão sócio-econômica no passado ou no presente. Trata-se de medidas que têm como intento combater discriminações étnicas, raciais, religiosas, de gênero ou de casta, aumentando a participação de minorias no processo político, no acesso à educação, saúde, emprego, bens materiais, redes de proteção social e/ou no reconhecimento cultural.

Exemplos: incremento da contratação e promoção de membros de grupos discriminados no emprego e na educação por via de metas, cotas, bônus  ou fundos de estímulo; bolsas de estudo; empréstimos e preferência em contratos públicos; determinação de metas  ou cotas mínimas de participação na mídia, na política e outros âmbitos; reparações financeiras; distribuição de terras e habitação; medidas de proteção a estilos de vida ameaçados; e políticas de valorização identitária.

Aspectos Negativos: A maioria dela não combate realmente o rascismo e o preconceito, ao contrário faz com que pessoas que pertencem a grupos majoritários e que não tinham nenhum tipo de discriminação se sintam compelidas a enxegar o mundo sobre uma forma dividida, isto porque as ações afirmativas, por mais que se justifiquem tentando igualar condições entre maioria e minoria, acabam por fazer cotidianamente as pessoas verem-se classificadas em grupos que concorrem uns com os outros por coisas essenciais como educação, emprego e etc. Nas ações afirmativas há também um problema de desvalorização do mérito, visto que em razão das parcelas destinas a grupos especificos acabam por pessoas que na prática tiveram classificação menor do que outra seja escolhida simplesmente pelo fato de pertencer a uma minoria considerada excluída.

As cotas raciais não atingiram seu objetivo na maioria dos países em que foi aplicada, aumentando o conflito entre os grupos a quem objetivava integrar e igualar.

Aspectos Positivos: Facilita o acesso de certos grupos ao emprego, educação e etc. Força a participação de certas figuras em cargos importantes, instituições de ensino e etc, sem que qualquer discriminação dos recrutadores possa nisso influir. Melhora a renda de certos grupos.

0
Dislike0
User badge image

Bruna Rigo Weber

obrigada!!!

 

0
Dislike0
User badge image

Inglês com Carol Rezende

Ações Afirmativas são, por definição, políticas pontuais que buscam minimizar as desigualdades históricas, conferindo igualdade de oportunidades a quem foi por muito tempo alvo de discriminação, preconceito e marginalização por motivos raciais, econômicos, étnico-culturais, religiosos e de gêneros. Os tipos de ações afirmativas podem ser de caráter preventivo ou compensatório. Alguns exemplos atuais dessas ações são a criação de cursos gratuitos pré-vestibular para a população afrodescendente ou de baixa situação financeira e programas que ofereçam bolsas de estudos em universidades privadas (Prouni). Outras ações afirmativas são a reserva de cotas nas universidades públicas para minorias ou os menos favorecidos ou nos concursos públicos para portadores de necessidades especiais. Alguns fatores das ações podem ser considerados negativos em seus aspectos quando deixam de ser entendidos como direito e passam a ser entendidos como privilégio ou quando favorecem a um grupo apenas em detrimento de outro com a mesma ou pior situação de desigualdade. Outros fatores são considerados aspectos positivos, dos quais podemos citar o caráter corretivo dos efeitos acumulados dessas desigualdades ao longo do tempo e as mudanças de perspectivas sociais e econômicas das pessoas contempladas por essas ações afirmativas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais