Buscar

Acerca da educação brasileira na Primeira República.

Acerca da educação brasileira na Primeira República, pode-se afirmar que não houve a constituição de um sistema nacional de educação, ficando demarcada pelas iniciativas dos governos estaduais. Neste cenário, os liberais, positivistas e católicos disputavam os rumos da educação brasileira, polemizando sobre a educação religiosa, laica, pública e privada.

 

Sobre cada um dos temas abaixo, que se intensificam no período citado, pode-se afirmar como correto o que se apresenta em:

 

1: Educação religiosa: Disseminada pela Companhia de Jesus no contexto da colonização brasileira, influenciou a concepção de homem a ser formado.

2: Educação laica: Refere-se à educação ser concretizada com fins religiosos, formando o homem para o exercício da fé.

3: Educação pública: É efetivada mediante a responsabilidade do Estado, sem influência de preceitos religiosos.

4: Educação privada: É aquela ofertada por colégios que cobram pelos seus serviços mensalmente, tendo, portanto, uma mensalidade.


Alternativas:

  • a)

    1 – 2 – 4

  • b)

    2 – 3 – 4

  • c)

    1 – 3 – 4

  • d)

    2 – 4

  • e)

    2 - 3

💡 5 Respostas

User badge image

Eyshila Fernanda

alternativa b

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder a esta pergunta é necessário colocar em prática nossos conhecimentos sobre História da Educação. A alternativa correta é a letra A.
Na primeira republica a educação primária era vista como um avanço na educação do Brasil, possibilitando a mudança da sociedade brasileira, isso tudo teve como inspiração os estudos de ciências naturais da Universidade de Bruxelas na Bélgica e também tendências na Europa.
A educação se tornou reconhecida como favorecedora para a moralização da sociedade, para disciplinar e educar as camadas mais desfavorecidas. A educação tinha como base o positivismo. E foi na primeira república que foi criada a primeira universidade. Apesar de todos esses avanços o objetivo não era dar intelectualidade, mas sim preparar operários para trabalharem em fábricas.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais