Buscar

Quais os principios do direito administrativo ?

💡 3 Respostas

User badge image

Stefani Ferreira

Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder esta questão vamos nos debruçar sobre quais são os princípios que norteiam e baseiam o desenvolvimento de leis e normas do Direito Administrativo.
Segundo a Constituição Federal de 1988 existem cinco princípios básicos que regem todo o âmbito do Direito Administrativo, eles não são os únicos, mas são os fundamentais, que ditam que tudo que é estabelecido deve ser conforme ao que eles propõem. Os cinco princípios são: da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência.
Tendo dito isto, vamos descrever brevemente cada um destes princípios. Primeiramente, o princípio da legalidade estabecelece que tudo que é feito ou deixa-se de ser feito dentro de qualquer processo administrativo deve ser conforme às leis.
O princípio da impessoalidade diz que todas os processos administrativos não podem possuir como objetivo um benefício próprio, mas sim o benefício público e geral.
O princípio da moralidade garante que as atividades admistrativas sejam conformes a moral comum, ou seja, os valores e costumes de toda uma sociedade, não apenas o que o agente acredita ser certo ou errado.
O princípio da publicidade, por sua vez, dita que os processos devem ser públicos e divulgados para a sociedade, garantindo uma administração transparente.
Por fim, temos o princípio da eficiência que estabelece que os processos devem ser eficientes e precisos, visando o que é proveitoso para toda a sociedade.
Portanto, estes cinco princípios baseiam todo o Direito Administrativo e conseguem reger todos os outros princípios, não sendo eles os únicos. Desta forma, eles conseguem ditar uma administração justa, que não visa interesses pessoais ou que atendem só a um único grupo.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais