Buscar

CASO CONCRETO 3 - DIREITO DO TRABALHO I

Descrição Discursiva:

 

A empresa Infohoje Ltda. firmou contrato com Paulo, pelo qual ele prestaria consultoria e suporte de serviços técnicos de informática a clientes da empresa. Para tanto, Paulo receberia 20% do valor de cada atendimento, sendo certo que trabalharia em sua própria residência, realizando os contatos e trabalhos por via remota ou telefônica. Paulo deveria estar conectado durante o horário comercial de segunda a sexta-feira, sendo exigida sua assinatura digital pessoal e intransferível para cada trabalho, bem como exclusividade na área de informática.

 

Sobre o caso sugerido, pergunta-se:

 

Paulo possui direito a obtenção de vínculo de emprego com a empresa Infohoje?

Em caso tipo específico de trabalhador que se enquadraria Paulo? Caracterize e justifique.

 

💡 7 Respostas

User badge image

Leticia Monteiro

Sim. Paulo é um teletrabalhador (art 75-A a 75-E da CLT)

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para isso, vamos entender a respeito de alguns dos artigos da Consolidação das Leis do Trabalho.No artigo 3º da CLT, ela afirma:

Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob dependência deste e mediante salário.

E ainda em seu artigo 6º, é ratificado que:

Não se distingue entre o trabalho realizado no estabelecimento do empregador, o executado no domicílio do empregado e o realizado à distância, desde que estejam caracterizados os pressupostos da relação de emprego.Portanto, tendo em vista os artigos citados, podemos afirmar que mesmo Paulo não estando no domicílio do empregador, ainda sim o mesmo pode ser enquadrado como empregado, e os pressupostos da relação de emprego são deduzidos, neste caso, como um contrato, tendo em vista que o empregador faz algumas exigências ao contratado, como por exemplo, estar conectado em horário comercial de segunda à sexta, para que seja realizado o suporte adequado.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais