Buscar

Que medida é tomada ante a dúvida sobre saúde mental do acusado?

💡 1 Resposta

User badge image

Thereza Cristina Faccio de Castro

Art. 149 - Quando houver dúvida sobre a integridade mental do acusado, o juiz ordenará, de ofício ou a requerimento do Ministério Público, do defensor, do curador, do ascendente, descendente, irmão ou cônjuge do acusado, seja este submetido a exame médico-legal.

§ 1º - O exame poderá ser ordenado ainda na fase do inquérito, mediante representação da autoridade policial ao juiz competente.

§ 2º - O juiz nomeará curador ao acusado, quando determinar o exame, ficando suspenso o processo, se já iniciada a ação penal, salvo quanto às diligências que possam ser prejudicadas pelo adiamento.

 

A priori é necessário que a dúvida em relação a sanidade mental do acusado ou indiciado seja no mínimo razoável. A legitimidade ativa para requerer o incidente, quando há dúvida sobre a integridade mental do acusado é do juiz, de ofício, do representante do Ministério Público, seja como parte parcial ou como fiscal da lei (ações privadas), ao acusado, através do seu defensor ou curador (cabe ressaltar que o curador pode ser o próprio defensor, o que na maioria das vezes acontece quando o exame se realiza na fase de instrução; agora, se o exame ocorrer na fase de investigação, é nomeado um curador, que pode não ser o advogado), bem como ao ascendente, descendente, irmão ou cônjuge do réu, o que demonstra o caráter defensivo da instauração do processo incidente. Caso a dúvida sobre a integridade mental do réu surja na fase do inquérito, pode também a Autoridade Policial fazer representação ao Juiz, no sentido de determinar a realização da perícia psiquiátrica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais