Buscar

qual a diferença entre contrato comutativo e condicional

💡 2 Respostas

User badge image

Maria Luiza Neves

  • CONTRATOS COMUTATIVO

São de prestações certas e determinadas. As partes podem antever as vantagens e os sacrifícios , que geralmente se equivalem decorrentes de sua celebração, por que não envolvem nenhum risco. (CARLOS ROBERTO GONÇALVES).

Na idéia da comutatividade se insere, de certo modo, a de equivalência das prestações. É normal que, nas convenções de intuito lucrativo, cada parte só consista num sacrifício se aquilo que obtém em troca lhe for equivalente.


Classificação: comutativos

1) A prestação corresponde a uma contra prestação;
2) Pode não haver equivalência objetiva das prestações

 

  • CONTRATOS ALEATORIOS

VENOSA, conceitua que o contrato aleatório é aquele em que a prestação de uma ou de mais partes depende do risco, futuro e incerto...”, assim explica VENOSA; risco este que não se pode antecipar o seu quantum.
Prestações Incertas em razão da extensão ou quantidade – depende da verificação de fato ignorado pelas partes. Contrato de RISCO (acontecimento futuro e incerto)

Classificação: aleatórios

1) Por natureza: contrato de seguro, jogo e aposta
2) Acidentais: coisa incerta ou valor incerto – colheita futura
3) Coisas futuras – contrato de safra – receber o prometido
4) Coisas previamente existentes – quantidade maior ou menor – direito a todo preço.

  • CONTRATOS ACIDENTALMENTE ALEATÓRIOS

São contratos comutativos que em razão de certas circunstancias, tornam-se acidentalmente aleatórios, como a venda de coisas futuras, vendas de coisas existentes mas exposta a risco... (CARLOS ROBERTO GONÇALVES).

DISTINÇÃO DOS CONTRATOS ALEATORIOS E CONDICIONAL

 

  • CONTRATO ALEATÓRIO - sua eficácia fica na dependência do acontecimento futuro e incerto; Se a aléa, ficar a cargo exclusivo de um dos contratantes – o contrato é nulo.

  • CONTRATO CONDICIONAL - A incerteza ocorre em relação à extensão das vantagens procuradas pelas partes; O risco está na alternativa de ganho ou perda; Não sabe quem ganha ou perde.


EFEITOS - vige certa semelhança entre o contrato condicional e o aleatório. Mas, no aleatório ocorre incerteza quanto às prestações, seja em sua extensão, seja em sua individuação ou mesmo existência, enquanto que no condicional.

EFICÁCIA - A eficácia da avença se prende a ocorrência de evento futuro e incerto.

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

O contrato comutativo é aquele de obrigações certas, líquidas e determinadas, por meio do qual as partes conseguem antever todos os benefícios e todas as contraprestações respectivas, não pairando dúvida acerca deles.

Já o contrato condicional é aquele contrato que fica submetido a determinada condição, ou seja, fica submetido à ocorrência de um evento futuro e incerto.

Exemplificando, se João compra um carro, mediante o pagamento de R$ 50 mil, tendo a certeza de que ao pagar o carro será entregue, então estaremos diante de um contrato comutativo. Diverso ocorre quando João realiza contrato de comodato do carro para seu sobrinho sob a condição de ser aprovado no vestibular.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais