A maior rede de estudos do Brasil

No trecho mencionado, Fernandes (1964) trata do mito da democracia racial, assinalando seu caráter histórico e a centralidade de uma crença em

Pergunta 2

  1. Leia o texto a seguir.
     
    “[...] como não podia deixar de suceder, essa orientação gerou um fruto espúrio. A ideia de que o padrão brasileiro de relações entre ‘brancos’ e ‘negros’ se conformava aos fundamentos ético-jurídicos do regime republicano vigente. Engendrou-se, assim, um dos grandes mitos de nosso tempo: o mito da ‘democracia racial brasileira’. Admitia-se, de passagem que esse mito não nasceu de um momento para o outro. Ele germinou longamente, aparecendo em todas as avaliações que pintavam o jugo escravo como contendo ‘muito pouco fel’ e sendo suave, doce e cristãmente humano”.
     
    FERNANDES, F. A integração do negro à sociedade de classes. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letra da Universidade de São Paulo, 1964, p. 309.
     
    No trecho mencionado, Fernandes (1964) trata do mito da democracia racial, assinalando seu caráter histórico e a centralidade de uma crença em um senhor que almejava uma vida digna e justa a seus escravos, dirimindo possíveis sofrimentos.
     
    A respeito desse tema, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
     
    I. (   ) O mito da democracia racial tem sua origem apenas no século XX, quando os negros passam a ter condições de vida iguais aos brancos, em decorrência da liberação do trabalho assalariado.
    II. (   ) A democracia racial foi uma iniciativa político-institucional com o intuito de promover a igualdade entre brancos e negros após a Lei Áurea. Como não teve sucesso, hoje é entendida como um empreendimento fracassado, ou seja, apenas um mito.
    III. (   ) Se relaciona com o mito da democracia racial o fato de que pessoas negras, apesar de constitucionalmente possuírem os mesmos direitos e deveres de pessoas brancas, não terem acesso às mesmas garantias e oportunidades no âmbito da vida prática e cotidiana, o que acarreta o agravamento de desigualdades e as mascara.
    IV. (   ) A democracia racial é fruto da miscigenação que ocorreu em nosso país, cujas consequências se mostram frutíferas, visto a diversidade cultural e étnica que o Brasil apresenta.

    Agora, assinale a alternativa com a sequência correta.

      a.

    F, F, F, V.

      b.

    F, F, V, F.

      c.

    V, F, V, V.

      d.

    F, V, F, V.

      e.

    F, V, V, F.


1 resposta(s)

User badge image

Isaias Mendes

Há mais de um mês

cghkcghkdghksxt

 

cghkcghkdghksxt

 

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes