Qual a diferença de laminação a frio e a laminação a quente?
1 resposta(s)
matheus matheus
Há mais de um mês
http://www.galvaminas.com.br/blog/chapas-de-aco-laminadas-frio-quente/
Chapa laminada a quente
As chapas de acho laminadas a quente são fabricadas a alta temperatura, acima de 900ºC. Elas são produzidas através da laminação de placas no LTQ (Laminador de Tiras a Quente), resultando as bobinas laminadas a quente. Depois dessa fase ela passa por um processo chamado desbobinamento, onde as chapas são cortadas transversalmente e saem prontas.
A medida exata para o cliente é feita no processo de desbobinamento e irá variar de acordo com as especificações do uso final. A espessura também pode ser diferente entre uma peça e outra. As chapas de aço laminadas a quente são indicadas para:
– Rodas;
– Pisos (Chapa Xadrez);
– Longarinas;
– Tubos metálicos;
– Fabricação de autopeças;
– Móveis, etc.
Chapa laminada a frio
Ao contrário da anterior, as chapas laminadas a frio são produzidas em uma temperatura abaixo de 100°C. As bobinas são obtidas através da laminação de placas no LTF (Laminador de Tiras a Frio), usando como matéria-prima as bobinas laminadas a quente. Mesmo sendo originada pelas produzidas em altas temperaturas, as suas aplicações são diferentes.
As chapas de aço laminadas a frio são resistentes, maleáveis e possuem um acabamento diferenciado. Por essas razões são aplicadas na produção de:
– Eletrodomésticos (linha branca);
– Indústria automobilística;
– Esquadrias;
– Construção civil, entre outros.