Buscar

Química legal?

💡 5 Respostas

User badge image

Estudante PD

qUIMICA É CHATO

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder à questão, usaremos as relação existente entre massa atômica, número de prótons e número de nêutrons, além daquela existente entre os elementos de uma mesma família da tabela periódica.

----

Relembrando, temos que a massa \(A\) de um elemento qualquer será a soma de seu número de prótons \(Z\) e nêutrons \(N\). Ou seja, \(A=Z+N\). Relembremos, também, que o número de prótons de um átomo é o seu número atômico e que elementos de um mesmo grupo compartilham propriedades semelhantes.

-----

Temos que a massa \(A_x\) do elemento \(x\) é igual a 79. Sabemos, também, que o número \(N_x\) de nêutrons em seu núcleo é 45. Logo, seu número de prótons e consequente número atômico \(Z_x\) será igual à 34, o resultado da subtração de \(A_x\) por \(N_x\).

----

Como o elemento \(y\) possui propriedades químicas semelhantes a \(x\), temos que eles estarão localizados na mesma família da tabela periódica. Tendo número atômico 34, \(x\) é o elemento Selênio e está localizado na família 16. Logo, \(y\) também estará localizado no grupo 16.

----

Portanto, temos que \(y\) estará localizado no grupo 16 da tabela periódica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais