Buscar

Nomeie as substâncias?

💡 5 Respostas

User badge image

Judalino Pacheco

Óxido de Boro, Óxido de Magnésio, e Hidróxido de Ferro

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Os itens da questão envolvem a nomeação de óxidos ou bases. Vamos, então, primeiro relembrar a nomenclatura desses compostos.

------

A forma padrão de nomeação de um óxido segue a regra: prefixo que indica a quantidade de oxigênios + “óxido de” + prefixo que indica quantidade do outro elemento + nome do outro elemento. Em casos que o número do elemento ligado ao oxigênio pode ser deduzido a partir da análise das valências, dispensa-se o prefixo ao nome do elemento

------

No caso de bases, o nomeação se dará por: “hidróxido de” + nome do elemento ligado

------

Nos casos de óxidos ou bases em que o oxigênio ou íon, respectivamente, possuam mais de uma valência, indicamos, ao final, tal número em algarismos romanos. Caso ele seja a maior valência possível, podemos substituir o número pelo pós-fixo “ico” ao final do nome do elemento. Caso seja a menor, utilizamos “oso”.

------

Sabendo disso, analisemos os itens:

------

a) \(B_2O_3\): pela regra, teríamos Trióxido de diboro. Podemos simplifica-lo para Trióxido de boro.

------

b) \(MgO_2\): pela regra, teríamos Dióxido de magnésio. Esse composto, porém, é classificado como um peróxido (composto binário de oxigênio com metal alcalino) e seu nome será Peróxido de magnésio.

------

c) \(Fe(OH)_3\): pela regra, temos Hidróxido de Ferro (III). Como 3 é a maior valência possível do Ferro em óxidos, também podemos chama-lo de Hidróxido férrico.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais