Buscar

estudo de caso

 Problema: Os estudos da Professora Raquel Rolnik colaboram no sentido de entendermos como acontecem as políticas públicas e os planos de governo. Assim, pensamos em dois momentos históricos para a economia brasileira, sendo eles a década de 1990 e anos seguintes a 2002. Na década de 1990 é proporcionada a abertura do mercado nacional para as exportações, o que chamamos de neoliberalismo, promovendo a especulação imobiliária e o crescimento do mercado. Em contrapartida, nos anos seguintes a 2002 houve um novo planejamento governamental, o qual introduz políticas públicas para o crescimento da economia nacional e a valorização do salário mínimo. Você, enquanto professor de geografia do 7º ano, deverá fazer a análise de dados socioeconômicos, sejam eles voltados para a população, economia ou até mesmo dados ambientais. Para tanto, é preciso compreender as questões relacionadas ao neoliberalismo, assim como as estratégias de crescimento econômico.   Questão orientadora: Explique como o neoliberalismo brasileiro dos anos 1990 promoveu a desigualdade social e consequentemente o aumento no número de pessoas em situação de pobreza.   A partir do ano de 2002 foram incorporadas estratégias de crescimento da economia, quais são estas estratégias?

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O neoliberalismo é o ressurgimento de ideias associadas com o liberalismo ou primeiro liberalismo a partir das décadas de 1970 e 1980. Atualmente, o termo é frequentemente associado com as políticas neoliberais que envolvem suportar uma ampla liberalização da economia, livre comércio em geral, grandes reduções nos gastos públicos e impostos, bem como uma redução na intervenção do Estado na sociedade e na economia em favor do setor privado, consistindo principalmente de consumidores e empreendedores.

Originalmente neoliberalismo era uma filosofia econÎmica surgiu entre os estudiosos liberais europeus nos anos 1930 tentando encontrar uma "terceira via" ou "caminho em entre" da disputa que então travada entre o liberalismo clássico e planejamento proposta econÎmica do socialismo.

O impulso para desenvolver esta nova doutrina surgiu do desejo de evitar novos fracassos econÎmicos após a Grande Depressão e o colapso econÎmico experimentado nos primeiros anos da década de 1930, fracassos atribuídos principalmente ao liberalismo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais