Buscar

intoxicação por chumbo e suspeita de desmielinizaçao relação?

relação

💡 1 Resposta

User badge image

Amandha

A maioria dos casos de neuropatia periférica é provocada pelo desenvolvimento de lesões inflamatórias ou degenerativas nas fibras nervosas, ou seja, nos axónios dos neurónios que constituem os nervos periféricos, sem que os corpos celulares sejam afectados. Em alguns casos, como nas neuropatias de origem tóxica, farmacológica e diabética, em primeiro lugar, costumam ser afectados os axónios e, posteriormente, as bainhas de mielina que revestem as fibras nervosas. No entanto, noutros casos, a ocorrência de um processo de desmielinização provoca uma perda das bainhas de mielina e a posterior lesão dos axónios. Estas alterações podem ser provocadas por vários mecanismos: por uma agressão directa de agentes infecciosos ou produtos tóxicos às fibras nervosas, por uma insuficiente irrigação sanguínea provocada por uma alteração dos pequenos vasos que nutrem os nervos periféricos, por uma reacção imunitária anómala em que sejam produzidos anticorpos contra os axónios ou contra as bainhas de mielina dos nervos periféricos, etc.

As possíveis causas são extremamente variadas: infecciosas, metabólicas, tóxicas, imunitárias, degenerativas, etc. Entre outros motivos, a doença pode ser provocada por uma complicação da diabetes mellitus (neuropatia diabética), alcoolismo (neuropatia alcoólica), carências vitamínicas (sobretudo do grupo B, nomeadamente da tiamina), intoxicação por metais pesados (nomeadamente chumbo, mercúrio e arsénio) ou determinados medicamentos, insuficiência hepática, insuficiência renal (neuropatia urémica), hipotiroidismo e lepra.

 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais