Buscar

Lei delegada por ser utilizada em matéria tributária?

O art. 68, §1º da CF veda a edição de lei delegada sobre matéria reservada à lei complementar, ainda assim não consigo embasadamente saber se a Lei Delegada pode ou não criar tributos.

 

 

💡 3 Respostas

User badge image

RH

Não pode criar tributos porque a única hipótese para criação de tributos é pela UNIÃO através de Lei Complementar, sendo que, como você mesmo disse, é vedada Lei Delegada sobre matéria que é exclusiva de LC.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

b>O processo legislativo é o conjunto de coordenação das disposições que regem o procedimento a ser seguido por, constituintes da legislatura, na produção de leis e atos normativos dos órgãos legislativos estatais federais. Esta é também a função legislativa das autoridades judiciais e dos líderes, mas funciona como funções atípicas. De acordo com o art. 59 na constituição federal, formas legislativas são as seguintes: mudanças constitucionais, leis complementares e ordinárias, leis delegadas, medidas provisórias, decretos e decretos. O não cumprimento das regras do mandato constitucional de legislar levará à criação formal da legislação lei ou regulamento é produzido, permitindo a revisão judicial da constitucionalidade dos tribunais, ambos os métodos difusos como concentrados. Mesmo durante o processo legislativo, os deputados têm o direito público a aderir fielmente a todos os requisitos constitucionais para a preparação de regras de cada espécie, e podem ser resgatadas pelos tribunais, através de um script de mandado de segurança. Deve-se notar que as regras sobre o processo legislativo estabelecido na Lei Federal são consideradas pelo Supremo Tribunal, as normas centrais, ou seja, a reprodução obrigatória nas constituições estaduais.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais