Buscar

Na Itália Renascentista quem eram os mecenas ?

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

---

Os mecenas foram importantes agentes que existiram durante séculos, especialmente no contexto do Império Romano. Também estiveram presentes no contexto do Renascimento Cultural. Estes agentes eram considerados políticos, estudiosos, e até mesmo a Igreja poderia ser considerada como um membro do grupo dos mecenas.


## A palavra mecenas deriva de Caius Mecenas, um importante político e riquíssimo membro da sociedade romana durante o governo do Imperador Otávio Augusto. Este importante agente foi responsável por incentivar e financiar a produção artística e literária de vários artistas, tais como Virgílio, Horário, Tito Lívio e Ovídio. Este termo ganhou uma dimensão maior ao designar todos aqueles membros da sociedade que, por meio de diferentes maneiras, executavam a tarefa de disseminar a importância das atividades culturais para a sociedade romana.

2
Dislike5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais