A maior rede de estudos do Brasil

Fisiologia do exercício

Descreva as causas subjacentes da diminuição de VO2máx que ocorrem com a cessação do treinamento de resistência e perda de força e tamanho muscular no treino de força.


1 resposta(s) - Contém resposta de Especialista

User badge image

RD Resoluções Verified user icon

Há mais de um mês

O VO2 máximo é a quantidade máxima de oxigênio que um ser humano consegue usar durante um exercício, de acordo com seu organismo. No treino de força, perde-se o tamanho muscular e a força devido a quantidade de oxigênio que antes estava sendo dirigida para os músculos recrutados durante o treinamento ser alta, quando acaba o treino a quantidade de oxigênio recrutada pelos músculos diminui, consequentemente diminui a vasodilatação e o aporte de sangue para tais músculos, fazendo com que seu tamanho diminua, isso pensando logo após terminar o treinamento, mas pensando em um prazo mais longo, quanto mais sedentário a pessoa se torna, mais o VO2 máximo cai e assim sua capacidade aeróbica também.

As causas subjacentes que podem diminuir o VO2 máximo quando cessa o treinamento são, diminuição da função dos capilares musculares, que levam oxigênio e nutrientes para os músculos, com isso ocorre a perda de força. Ocorre também o aumento da frequência cardíaca quando o indivíduo se encontra em repouso. Ou seja, o sedentarismo para pessoas que antes eram ativas fisicamente, prejudica seu desempenho físico, visto que a perdas constantes de suas capacidade físicas, fazendo com que o corpo fique em um estado confortável de repouso, caso não retorne para os exercícios físicos.

O VO2 máximo é a quantidade máxima de oxigênio que um ser humano consegue usar durante um exercício, de acordo com seu organismo. No treino de força, perde-se o tamanho muscular e a força devido a quantidade de oxigênio que antes estava sendo dirigida para os músculos recrutados durante o treinamento ser alta, quando acaba o treino a quantidade de oxigênio recrutada pelos músculos diminui, consequentemente diminui a vasodilatação e o aporte de sangue para tais músculos, fazendo com que seu tamanho diminua, isso pensando logo após terminar o treinamento, mas pensando em um prazo mais longo, quanto mais sedentário a pessoa se torna, mais o VO2 máximo cai e assim sua capacidade aeróbica também.

As causas subjacentes que podem diminuir o VO2 máximo quando cessa o treinamento são, diminuição da função dos capilares musculares, que levam oxigênio e nutrientes para os músculos, com isso ocorre a perda de força. Ocorre também o aumento da frequência cardíaca quando o indivíduo se encontra em repouso. Ou seja, o sedentarismo para pessoas que antes eram ativas fisicamente, prejudica seu desempenho físico, visto que a perdas constantes de suas capacidade físicas, fazendo com que o corpo fique em um estado confortável de repouso, caso não retorne para os exercícios físicos.

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos especialistas