Buscar

Ética nas Relações Étnico Raciais

Compare os elementos I e II abaixo:
I.  

Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_n4LN5U2H4lc/TGKrQtkmZdI/AAAAAAAAAAU/HoV-9kNf5ek/s1600/Charge_3ed.jpg. Acesso em 02/10/2016.


II. 
 

A partir desses elementos e em conjunto ao que você estudou sobre a concepção de embranquecimento nacional brasileiro, podemos afirmar que ambas as situações apresentadas:

 

  A

Referem-se ao problema em ter um dia a mais para descansar I) que é um descaso a situação do país, pois significa parar de produzir e ficar sem trabalho II) a inutilidade do ensino superior num país, ainda mais sabendo jogar futebol.

 

  B

Demandam situações de perigo economia brasileira. Na figura I ameaça-se o recesso como forma de pressionar os empregadores. Já na figura II) pode-se perceber que a demanda por mais vagas na universidade, neste caso para o cumprimento das cotas, não sendo cumprida, vai fazer com que se tire melhores alunos, apenas para cumprir o sistema de cotas.

 

  C

Ambas figuras representam a cultura amistosas brasileira, pois ambas às pessoas de traços europeus que se dirigem aos negros, o fazem com respeito ao indivíduo e a etnia do mesmo.

 

  D

As duas situações criticam o racismo nada velado dos interlocutores brancos, porém é injusto pretender um feriado nacional que só atinge uma parte da população brasileira.

 

  E

Representam como a lógica do preconceito racial e cultural se porta I) primeiro desqualificando as datas históricas que são momentos de celebração da luta dos negros por sua liberdade II) depois tomando o saber jogar bem futebol, como um elemento caracteristicamente dos negros, os quais estariam desperdiçando suas habilidades ao querem cursar uma universidade.

 

💡 4 Respostas

User badge image

Ivani Lopes

Letra E
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Iremos descrever as situações descritas pelas tirinhas e comparar com a alternativa que melhor se comunica com a descrição.

As tirinhas representam e criticam o racismo enraizado na sociedade brasileira, a qual desvaloriza uma etnia por sua cor de pele e desrespeita datas designadas para valorizar os negros e não investe em uma educação igualitária para a sociedade. Os negros veem como único método de ascensão social se destacar em esportes, como futebol.

Portanto, a alternativa que descreve de maneira correta a crítica feita pelas tirinhas é a alternativa e), desqualifica datas históricas e trata negros como um estereótipo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais