Buscar

Os carbonatos de metais alcalinos e alcalino-terrosos podem ser obtidos a partir de seus óxidos, conforme a equação abaixo:

MX O(s)+CO2 (g)   Mx CO3 (s)

Para M=Na, K, Ca e Mg 

O diagrama a seguir apresenta os valores da energia de Gibbs padrão,  rG , para a formação de alguns destes carbonatos, em função da temperatura.

Com base neste diagrama, é correto afirmar que?:

A - a entropia de formação dos carbonatos é constante.

B - a entropia de formação dos carbonatos é positiva.

C - a formação dos carbonatos é favorecida pelo aumento de temperatura.

D - o carbonato de cálcio se decompõe espontaneamente acima de 400°C.

💡 12 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Visando responder a essa pergunta empregaremos nossos conhecimentos acerca da disciplina de Química.O átomo é o principal elemento da matéria, sendo composto de Prótons, Nêutrons e Elétrons. O seu conceito está atrelado a filosofia antiga, entretanto, nunca houve experimentos que comprovassem sua existência, até que o cientista químico Thonson definiu os átomos como partículas agrupadas com elétrons. Ao passar dos anos Dalton aprimorou a teoria de Thonson definindo os átomos como maciços e em formato esférico sendo indivisíveis. Após Dalton, veio Rutherford com a teoria de que os elétrons giram ao redor do núcleo sem restrições de quantidades. Já Bohr descobriu as órbitas estacionárias em torno do núcleo, com restrições de valores e possuindo sete camadas de valência. Formando os elementos químicos, agrupados na Tabela Periódica. O Carbono é um elemento químico que possui quatro elétrons na última camada de valência, por isso ele realiza quatro ligações químicas: primária; secundária, terciária e quaternária.Conforme a análise do gráfico e dos dados apresentados o resultado correto ´ "a entropia de formação dos carbonatos é constante."

"

3
Dislike0
User badge image

Priscilla Galvão

A alternativa A está correta. 

A energia livre de Gibbs (∆Gº) é a diferença entre variação de entalpia (∆Hº) e a temperatura (T) vezes a variação de entropia (∆Sº) em uma reação. 

∆Gº=∆Hº - T∆Sº


Olhando como se fosse uma equação da reta, teremos:

y = b - ax

∆Gº=∆Hº - T∆Sº

Perceba: ocorre a variação de ∆Gº e de T (temperatura) segundo o gráfico, portanto, a entropia (∆Sº) é constante nessa equação, já que ∆Hº faz apenas o papel de coeficiente linear nessa equação. 


Lembrando que: 

y = ax + b, onde b é o coeficiente linear e a é o coeficiente angular.

 

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais