Buscar

Geopolitica

A concentração de poder e da riqueza, processo estruturador da globalização, está baseada na seletividade de investimentos e agregação de valor, com a qual os agentes capitalistas ao alocarem e deslocarem a produção e a força de trabalho, bem como as condições destas, modelam o próprio espaço geográfico. A partir da afirmação, assinale a alternativa correta acerca do nexo entre as dimensões sociais da globalização.

 

A) As redes constituídas pelo capitalismo global têm a função básica de incluírem os lugares e as pessoas, servindo ao pluralismo e à democracia, característica que é mais acentuada quando estiverem estritamente a serviço da globalização da economia.

B) O espaço geográfico não está diretamente ligado às questões econômicas, administrativas ou gerenciais.

C) Ao ocorrer a seleção de áreas para moradia, alocação de recursos privados e públicos, tal processo é, principalmente em nossa sociedade, essencialmente democrático.

D) As condições sociais ligadas à riqueza e poder, investimentos e mando, por exemplo, não serão facilmente visíveis nas cidades.

E) A frase refere-se aos acontecimentos próprios às dimensões sociais da globalização (econômica, política, territorial, cultural), expressos espacialmente, tanto no nível internacional quanto local.

💡 4 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Vamos analisar cada uma das alternativas:

A) Incorreta. As redes de capital globais não servem ao pluralismo e a democracia e nem buscam a inclusão de lugares e pessoas como objetivo primordial. Eles, ao contrário, têm como objetivo a geração de lucros e a movimentação de riquezas, mesmo que em detrimento dos demais fatores.

B) Incorreta. O espaço geográfico está diretamente ligado ao comportamento da economia e de decisões administrativas e gerenciais.

C) Incorreta. A alocação de recursos e seleção de áreas para a moradia seguem critérios definidos pelos detentores dos recursos que serão alocados e os que buscam a moradia, critérios esses que não atendem, necessariamente, ao interesse público.

D) Incorreta. As diferenças de riqueza e investimento são claramente visíveis nas paisagens das cidades brasileiras.

E) Correta. As dimensões sociais e econômicas impactam diretamente na organização do espaço.

A resposta correta é, portanto, a alternativa E).

1
Dislike0
User badge image

Andre Barbanti

D-) As condições sociais ligadas à riqueza.....

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais