Buscar

como saber qual hidrogenio é mais acido ou basico

💡 6 Respostas

User badge image

Camila Moraes

é possível medir a capacidade de ionização do hidrogênio a partir de quantos cátions de hidrônio são gerados quando em solução aquosa. tornando a solução mais ácida ou básica dependendo desta dissociação, sendo mais ácido quanto mais cátios de hidrônio.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Nessa questão será abordado o caráter ácido e básico de moléculas, especialmente na ionização de ácidos.

---

O tanto que um hidrogênio tornará um meio ácido quando a molécula do ácido é dissociada depende do quanto o ácido é forte. Para um ácido ser considerado forte, devem ser formado um grande número de átomos de hidrônio (\({{\rm{H}}_3}{{\rm{O}}^ + }\)), ou seja o íon (\({{\rm{H}}^ + }\)) adicionado à molécula de água (\({{\rm{H}}_2}{\rm{O}}\)).

Para definir se um ácido é forte, devemos considerar dois fatores: se é um hidrácido ou um oxiácido. Caso seja um hidrácido, os fortes serão o ácido clorídrico (\({\rm{HCl}}\)), o ácido bromídrico (\({\rm{HBr}}\)) e o iodídrico (\({\rm{HI}}\)). O ácido fluorídrico (\({\rm{HF}}\)) será considerado um ácido moderado e os outros serão considerados ácidos fracos. Já os ácidos oxigenados, a força pode ser definida como forte caso o número de oxigênios menos o de hidrogênios seja maior ou igual a 2.

Dessa maneira pode-se saber se os hidrônios liberados serão em maior ou menor quantidade em relação a outros ácidos, podendo, então dizer se são mais básicos que outros.

0
Dislike2
User badge image

Julia Avelar

hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais