Buscar

Como fazer uma conclusão no artigo

💡 1 Resposta

User badge image

Victor de Almeida

Como fazer uma conclusão em 6 passos:

1. Seja breve e vá direto ao ponto

É importante que a conclusão seja sucinta, pois você já teve o texto todo para expor suas ideias e argumentos com detalhes. Então, o ideal é não enrolar para terminar.

Mesmo com poucas frases, é possível acrescentar um toque final para que seus leitores não esqueçam tão facilmente de tudo que viram no seu texto.

2. Retome a introdução para ressaltar a ideia principal

O seu texto responde uma dúvida ou propõe uma solução específica, certo? Na introdução, você deve mencionar essas situações para cativar o leitor e, até mesmo, para explicar o que será abordado.

Então, na conclusão, você pode retomar o que foi dito para mostrar e reforçar como os seus argumentos são capazes de compor essa resposta, ou solução.

3. Resuma o que foi dito para amarrar suas ideias

Esta etapa nem sempre é necessária, mas, caso tenha apresentado ideias e argumentos muito variados no texto, é uma excelente ideia esclarecer como eles se relacionam para construir uma única mensagem.

4. Ressalte a ideia principal

Qual é a “moral da história”? Pense na principal lição que os leitores podem tirar do seu texto e insira-a na conclusão.

5. Incentive o leitor a agir ou refletir

O que seu leitor deve fazer ou pensar ao finalizar seu texto? Talvez haja uma ação clara, ou uma ideia a se refletir.

Na conclusão, é o momento perfeito para fazer uma chamada para ação (ou reflexão) e incentivar o leitor a seguir suas recomendações.

6. Evite clichês

Termos como “em resumo”, “resumindo”, “concluindo”, “sumarizando”, “por fim” e alguns similares são tão usados em conclusões que se tornaram desgastados e óbvios.

Veja alguns termos para usar no lugar deles:

  • “portanto”;
  • “em virtude de”;
  • “logo”;
  • “dessa maneira”;
  • “com base no que foi apresentado”;
  • “por isso”.

Conheça melhor outros conectivos para serem usados aqui, como “logo”, “por conseguinte”, “portanto”, “por isso”, “em virtude de”, etc.

O final do seu texto deve transmitir a ideia de conclusão pela estrutura, resumo de ideias e argumentos, proposição de uma solução e incentivo a uma ação ou reflexão.

Listando dessa forma pode até parecer muita coisa, mas não é. Basta seguir esses passos que você consegue encaixar tudo em poucos parágrafos e será capaz de concluir seus próximos textos com maestria!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais