Buscar

usando a teoria de campo cristalino, como ocorre a perda de degenerescencia dos orbitais d para simetria octaedrica.

💡 2 Respostas

User badge image

Vanessa Gomes

ppp

0
Dislike0
User badge image

Camila Assis

A Teoria do Campo Cristalino (TCC), considera os ligantes como cargas pontuais negativas que interagem eletrostáticas com os orbitais atômicos provocando perturbações na energia dos orbitais atômicos d. Como os 5 orbitais d estão orientados nos planos xy, xz e yz assim como na direção dos eixos x e y para o orbital dx2-y2 e o orbital dz2 na direção z, dependendo da geometria do complexo, teremos orbitais que irão interagir mais com certos ligantes do que com os outros, quebrando a degenerescência dos orbitais d. Em um sistema octaédrico, os elétrons nos orbitais dz2 e dx2-y2 são repelidos pelas cargas negativas dos ligantes, dando origem ao nível eletrônico eg, com maior energia em relação à energia dos orbitas d do íon livre, enquanto que os orbitais dxy, dxz e dyz formarão o novo nível eletrônico, de menor energia, t2g :

A diferença de energia entre os orbitais eg e t2g, qualquer que seja seu valor, é definida como 10 Dq (ou Δo no caso de um arranjo octaédrico) e denomina-se desdobramento do campo cristalino. O valor numérico da energia, que corresponde a 10 Dq, é uma medida da força do campo eletrostático. Este valor é determinado a partir de dados espectrais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais