Buscar

Os contratos administrativos e os de direito privado se distinguem entre si. Nesse sentido, apenas os contratos administrativos

Os contratos administrativos e os de direito privado se distinguem entre si. Nesse sentido, apenas os contratos administrativos:

 

a. São regidos predominantemente por normas de direito privado, em razão do princípio da autonomia da vontade.

b. Podem ser ajustados de forma verbal e por prazo indeterminado, em razão do princípio da indisponibilidade do interesse público sobre o privado.

c. Obrigam terceiros estranhos à relação jurídica, o que se denomina força obrigatória do vínculo.

d. Podem ser unilateralmente modificados ou rescindidos pelo Poder Público, para atendimento de um fim de interesse público, respeitado o seu equilíbrio econômico-financeiro.

Respostas

User badge image

renan antunes

Resposta: letra D

A Administração Pública é possuidora do chamado interesse público. O interesse público pode ser classificado como uma espécie de soberania da vontade do povo, que é exercido pelo poder público. Sendo assim, ao contrário do que rege os contratos privados, a administração pública pode unilateralmente, ou seja, por iniciativa dela, alterar o contrato administrativo. 

É bom destacar que embora o Poder Público detenha o interesse público, o mesmo, para aplicação deve ser motivado, com explicações razoaveis e que demonstrem ser melhor para a população a alteração daquele contrato ou sua rescisão.

Também é bom frisar que a administração pública não pode gerar prejuizos para terceiros. Se a rescisão ou alteração do contrato administrativo gerar prejuizo, a outra parte pode ajuizar processo administrativo junto ao órgão detentor do contrato para indenização. Caso não ocorra pela via administrativa, poderá haver ajuizamento de ação judicial.

 

Espero ter ajudado.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O contrato público é um tipo de contrato em que pelo menos uma das partes é uma administração pública quando age como tal e em que está sujeita a um regime legal que coloca a parte contratante em uma situação de subordinação legal à administração. O conceito de contrato público, à primeira vista, não difere do conceito de contrato em direito privado, mas, como o Estado (ou uma de suas Administrações) é uma de suas partes, possui características próprias. O contrato administrativo pode ser definido como aquele em que a Administração exerce certas prerrogativas quanto à sua interpretação, execução e rescisão, tendo o cuidado de não alterar sua equação financeira.

O objetivo deste contrato é regido, portanto, pelo direito público. Pelo menos um órgão público deve participar de todos os contratos administrativos, mas é a lei que define o que é entendido adequadamente por um órgão estadual, que em certas circunstâncias pode incluir entidades não estatais de direito público interno.

Portanto, a alternativa correta é a alternativa D.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando