Buscar

Genetica alelos

A cor da pelagem em coelhos é determinada por uma série alélica. A interação alélica é de dominância completa (C > cch > ch > c; selvagem > chinchila > himalaia > albino). Se for realizado um cruzamento entre um coelho macho de cor de pelagem selvagem (genótipo: Cc), com uma fêmea com cor de pelagem chinchila (genótipo: cchc), quais os tipos de pelagem e a proporção de filhotes esperados para cada tipo de pelagem? Apresente os cálculos.

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Ao realizar o cruzamento proposto no enunciado poderíamos encontrar quatro diferentes genótipos ( cchC, cchc, Cc e cc) que por sua vez gerariam 3 diferentes fenótipos:

cchC e Cc que gerariam filhotes com pelagem selvagem, cch que geraria filhotes com pelagem chincila e cc que geraria filhotes albinos.

Para calcular a proporção esperada de filhotes só precisamos dividir o total de genótipos que causam o fenótipo de interesse, pela quantidade de genótipos possíveis:

  • Proporção de filhotes com pelagem selvagem: \(\dfrac{2}{4}=\dfrac{1}{2}\);
  • Proporção filhote com pelagem chinchila: \(\dfrac{1}{4}\);
  • Proporção de filhotes com pelagem albina: \(\dfrac{1}{4}\);

Portanto, metade dos filhotes teria pelagem selvagem, um quarto teria pelagem albina e um quarto teria pelagem chinchila.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais