Buscar

a) Quais as teorias adotadas pelo Código Penal acerca da Relação de Causalidade?

💡 2 Respostas

User badge image

LAIS NOBUCO HONMA

relação de causalidade ou nexo causal ou nexo de causalidade é uma teoria do direito penal segundo a qual verifica-se o vínculo entre a conduta do agente e o resultado ilícito.

1
Dislike0
User badge image

Estudante PD

O código penal trata da relação de causalidade no artigo 13 que dispõe:

 Relação de causalidade

        Art. 13 - O resultado, de que depende a existência do crime, somente é imputável a quem lhe deu causa. Considera-se causa a ação ou omissão sem a qual o resultado não teria ocorrido. 

        Superveniência de causa independente 

        § 1º - A superveniência de causa relativamente independente exclui a imputação quando, por si só, produziu o resultado; os fatos anteriores, entretanto, imputam-se a quem os praticou.

A teoria adotada são: a teoria da equivalência dos antecedentes causais e subsidiariamente a teoria da causalidade adequada. 

Na teoria da equivalência  causa é todo fato humano sem o qual o resultado não teria ocorrido quando ou como ocorreu, isto é, uma condição sine qua non e está prevista no caput do artigo 13 do Código Penal.

Por sua vez a teoria da causalidade adequada menciona que para que se possa atribuir um resultado a um indivíduo é necessário que além da prática de um fato antecedente que esse fato seja adequado para a realização do resultado. Essa teoria foi adotada no parágrafo 1º do artigo 13 do Código Penal. 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais