Buscar

Qual a teoria adotada pelo Codigo Penal para a relação de Causalidade?

💡 4 Respostas

User badge image

Lyra

a regra é a teoria da causalidade simples (= equivalencia dos antecedentes = conditio sine qua non, criada por Von Buri)! causa é todo evento sem o qual o resultado não teria ocorrido... EXCECAO: adota-se a teoria da causalidade adequada (criada por Von Kries) para as causas supervenientes relativamente independentes que por si só produziram o resultado.

5
Dislike1
User badge image

Fernando Áquila Vieira Félix

O codigo penal reformado em 1984 traz como teoria o FINALISMO no qual a conduta dolosa deve ter uma finalidade, adotando tambem o conceito analitico de crime a teoria BIPARTIDA, ou seja, para existir o crime deve estar presente dois elementos FATO TIPICO e ANTIJURIDICO, no fato tipico temos, por sua vez, 3 Elementos a) CONDUTA podendo ser dolosa ou culposa por ação ou omissão. b) MEXO CAUSAL que liga a conduta ao resultado previsto como ceime na norma penal a teoria adotada é conditio sine qua non adotada pelo (CP art.13 caput) diz que causa é a ação ou omissão sem a qual o resultado não teria ocorrido, a pegunta para descobrir o nexo é simples: SEM A CONDUTA O RESULTADO TERIA OCORIDO? se a resposta for não temos o nexo causal, entretanto existem acontecimentos que podem influenciar na causa são eles:                        

i.        Absolutamente independente preexistente: que existem antes do fato concreto, e não interfere no resultado. (ex.: A atira P mas este vem a morrer por que antes ingeriu veneno.)                       ii.        Absolutamente independente concomitante: existem ao mesmo tempo de ocorrência do fato porem não interferem no resultado (EX.: A atira em C mas este vem a morrer por que no mesmo tempo em que recebeu o tiro foi atropelado)        

             iii.        Absolutamente independente superveniente: causas posteriores ao caso concreto que não interferem no mesmo.      ( ex.: A põe veneno na alimentação de S que quando  estava tomando morre por consequência do desabamento)

Obs.: Nas causas absolutamente independentes, a pessoa não é punida pelo evento morte, pois sua conduta não gerou tal resultado.    

iv.        Relativamente independente preexistente: causa relativamente independente são aquelas que ao lado da conduta contribuíram em parte para produção do resultado, as preexistentes são as que existiam antes. ( R fere P que e hemofílico que se agrava com o tiro)                      

v.        Relativamente independente concomitante: Ocorre no mesmo tempo da conduta e parcialmente contribui para produção do resultado R fere C em uma noite muito fria e este vem a morrer por hipotermia  que impossibilitou ele resistisse aos ferimentos)                     vi.        Relativamente independente superveniente: Aquela que por si só fez com que ocorresse o resultado. R é socorrido de um acidente, ele esta bem mas no caminho sofre outo acidente e vem a morrer por esse segundo acidente. c) RESULTADO que pode ser  conectado  apenas ou tão-somente nos crimes de resultado naturalístico excluindo crimes formais ou de resultado antecipado e de mera conduta, portanto, o liame entre a conduta (causa) e o resultado naturalístico (efeito), essa resposta será dada pelo exame periciaL 

2
Dislike0
User badge image

Caroline Moresco

O Código Penal Brasileiro adota a Teoria da Equivalência dos Antecedentes, que diz que "qualquer contribuição para o resultado é a causa do resultado. Mais precisamente: causa é toda ação sem a qual o resultado não ocorreria".

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais