Buscar

Como elaborar um plano de negócios efetivo?

💡 3 Respostas

User badge image

Vanessa Lima

Para estruturar um plano de negócios efetivo, o empreendedor deve considerar alguns pontos como descrição do negócio, modelo de atuação, mercado e público-alvo. Feito isso, deve escrevê-lo seguindo os cinco passos abaixo:

1. SUMÁRIO EXECUTIVO
Um sumário executivo facilita a leitura do documento ao apresentar ao leitor em que página e itens está o tema com o qual ele está interessado, além de breves resumos sobre os assuntos.

Como condensa todo o documento, dando uma visão geral sobre o conteúdo, deve ser feito por último. Além disso, deve conter informações sobre a empresa, como diferenciais competitivos, missão, visão e valores, produtos e serviços, mercado de atuação e localização.

2. ANÁLISE DE MERCADO
Principal etapa do plano. Com a análise, é possível compreender o mercado no qual o empreendimento irá atuar – ou já atua – e ajuda a identificar se há demanda para o produto ou serviço que pretende oferecer ou o negócio que pretende transformar.

Para definir público-alvo, canais de distribuição, ações promocionais, posicionamento, planos de comunicação, preços, entre outros itens de atuação, é preciso analisar o comportamento do consumidor, como será – ou é – a parceria com fornecedores e como trabalha a concorrência –necessário verificar os pontos fortes e fracos dos concorrentes, para determinar estratégias que auxiliarão a criar vantagens competitivas no mercado.

3. PLANO DE MARKETING
O objetivo do item é estruturar como a empresa vai ofertar os produtos e serviços e como se posicionará para o mercado. No plano de marketing, a partir da análise realizada, é preciso detalhar como a organização pretende se diferenciar dos concorrentes e como atuará no setor.

4. PLANO OPERACIONAL E DE GESTÃO
Define como a empresa vai criar, gerir, desenvolver ou comercializar seus produtos e serviços. O plano de operações destaca a logística da organização, as responsabilidades das equipes, as tarefas atribuídas a cada divisão dentro da empresa e os requisitos de capital e despesas relacionados às operações da companhia.

5. PLANO FINANCEIRO
É o resultado em números de toda análise realizada até aqui. Se o negócio ou ideia for viável, é o momento de definir o investimento de implantação: investimentos fixos e pré-operacionais, capital de giro e demonstrativo de resultados. O plano permite calcular o faturamento mínimo para a empresa não ter prejuízo, além de auxiliar a prever o tempo de retorno do capital investido.

Fonte: https://www.santandernegocioseempresas.com.br/detalhe-noticia/como-montar-um-plano-de-negocios-efetivo.html

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O plano de negócios, também denominado de plano empresarial, trata-se de um documento que detalha qual o negócio que deseja se iniciar ou manter explicitando os processos realizados, os objetivos, o público alvo, etc. Além disso, o plano de negócios é um documento vital para a busca de órgãos financiadores de projeto, sobretudo as incubadoras.

Logo, o plano de negócios é fundamental para quem quer empreender. Com essa ferramenta de gestão, você reduz a insegurança diante da abertura de uma nova empresa, diminui a margem de erro ao longo da jornada e aumenta as chances de sucesso da ideia em que a empresa foi estruturada.

Um plano de negócio efetivo é composto pelos seguintes itens:

  • Sumário executivo;
  • Análise de mercado;
  • Plano de marketing;
  • Plano operacional e de gestão;
  • 5. Plano financeiro.
    0
    Dislike0

    Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

    Esse e outros conteúdos desbloqueados

    16 milhões de materiais de várias disciplinas

    Impressão de materiais

    Agora você pode testar o

    Passei Direto grátis

    Você também pode ser Premium ajudando estudantes

    ✏️ Responder

    SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

    Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

    User badge image

    Outros materiais

    Outros materiais