Buscar

Qual a principal diferença entre as gram positivas e gram negativas?

💡 4 Respostas

User badge image

Erica Dallazem

alem da diferença de permeabilidade, As bactérias Gram-positivas retém o cristal violeta devido à presença de uma espessa camada de peptidoglicano (polímero constituído por açúcares e aminoácidos que originam uma espécie de malha na região exterior à membrana celular das bactérias) em suas paredes celulares, apresentando-se na cor roxa.Já as bactérias Gram-negativas possuem uma parede de peptidoglicano mais fina  que não retém o cristal violeta durante o processo de descoloração e recebem a cor vermelha no processo de coloração final.

0
Dislike0
User badge image

Rafael Biondo Falk

As diferenças nas paredes celulares, sendo que as gram positivas são mais grossas que as negativas.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

As bactérias gram-positivas e gram-negativas podem ser diferenciadas por meio da coloração de Gram.

As bactérias gram-positivas têm uma camada de peptideoglicano espessa que contém ácido teicoico e ácidos lipoteicoicos. As gram-negativas têm uma camada fina de peptideoglicano e uma membrana externa que contém lipopolissacarídeo, fosfolipídeos e proteínas. Elas apresentam o espaço periplasmático entre as membranas citoplasmática e externa, o qual contém proteínas de transporte, degradativas e de síntese de parede celular.

Portanto, concluímos que a diferença entre elas é que as gram-positivas apresentam espessa camada de peptideoglicano e as gram-negativas apresentam fina camada de peptideoglicano, além de apresentarem espaço periplasmático e membrana externa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais