Buscar

qual a diferença entre neoliberalismo e liberalismo?

💡 3 Respostas

User badge image

Matheus Vicente

ola, o liberalismo, também conhecido na época de Republicanismo, no sentido moderno, vem dos estudos filosóficos do século 17/18 de autores como John Locke, Voltaire, Thomas Jefferson e muitos outros na Era do Iluminismo ou Era da Razão. Com fundamento dos erros e sucessos de exemplos como a Republica Romana e a Suissa, foram definidos os poucos Direitos Naturais do homem. Na Revolução Americana e sua subsequente Constituição, o princípio Liberal(Republicano) de Governo mínimo e suborno ao indivíduo foi posto em prática. 
Basicamente, o conceito de que se o homem não for capaz de se governar, por que será capaz de governar os outros? No Republicanismo, "não ouse de confiar no homem (eleito) mas amarrem-o de travessuras pelas correntes da Constituição:"

O NeoLiberalismo já é nada de Liberal. Vem de um conceito descendente dos Monarchistas de poder na mão eleita de uma elite para melhor governar. Supostamente, essa elite tem melhores conhecimentos e capacidades do que o homem comum e sabe melhor o que é bom para uma nação como um todo. Cria-se Governo grande e intervencionista em todo aspecto econômico e social da população para melhor gerir "Seu Bem Estar". 

Em ambos, o cidadão que não gostar do caminho traçado pelos eleitos, tem a oportunidade de trocar seus líderes na urna

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O liberalismo consiste em um conjunto de ideias político e econômico caracterizado pela abertura e tolerância em diferentes níveis.

O neoliberalismo, como o nome já diz, procura retomar os ideais propostos no liberalismo, adequando-os as ordens política, social e econômica atuais. O neoliberalismo tem como sua principal característica a intervenção mínima do Estado na economia, ou seja, através do desligamento do Estado na economia, esta iria se autorregular por si mesma, se tornando estável e forte e, consequentemente, produzindo uma sociedade forte.

Os adeptos do neoliberalismo entendem que o Estado é a principal causa de todos os problemas econômicos que possam surgir dentro de uma sociedade capitalista e, por isso, deve se manter o mais distante possível de intervenções na economia. Essa retirada do Estado no âmbito da economia apresenta várias consequências como: a privatização de empresas, a abertura da economia para mercados externos, poucas medidas que visam o protecionismo econômico, pouca tributação nos produtos importados e exportados, entre outras medidas.

Todas estas medidas buscariam uma melhor circulação do capital e uma fortificação da globalização que acarretariam, na visão dos neoliberais, uma melhora da economia, uma melhora dos salários dos trabalhadores e também uma diminuição dos preços de mercadorias, já que haveria uma livre concorrência que faria com que os preços se mantivessem baixos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais