Buscar

Se somos capazes de gerar energia metabólica a partir de carboidratos, lipídeos e proteínas, por que a glicose é vital?

💡 8 Respostas

User badge image

João Alves

Primeiro, glicose não deixa de ser um carboidrato, então, ela já continua sendo vital a partir desse ponto. ;)

Segundo. A glicose já apresenta toda uma via para geração de ATP já conhecida pelos cientistas, e na qual é produzida, após todo o término de geração de energia, uma alta quantidade desta, e em um prazo maisd curto do que os processos de quebra de lipideos e proteínas.

E, terceiro, ela é um monossacarídeo, no qual a maioria dos carboidratos são quebrados, para que essa seja gerada, para a produção de energia.

Espero ter ajudado :D

7
Dislike0
User badge image

Leo Furtado

Quarto, em certas ocasiões, como exercício de alta intensidade, ou metabolismo cerebral e de células que não contém mitocondria (como celulas sanguineas), apenas glicose é usada como fonte energética. Apesar das proteínas poderem gerar glicose, isso representa um desvio de função da parte delas, logo, um desperdício.

5
Dislike0
User badge image

Anderson de Oliveira Vasconcelos

Somos capazes de gerar energia através de lipídios, inclusive a via da β-oxidação gerará muito mais ATP que pela da glicólise, porém os lipídeos não são hidrossolúveis (ao contrário dos carboidratos), o que dificulta sua mobilização e subsequente metabolização, já as proteínas utilizadas como fonte energética são todas funcionais, pois nosso corpo não armazena aminoácidos como reserva energética, por isso gerar ATP por aminoácidos causa deficiência portéica e uma série de complicações relacionadas, como citou Leonardo Furtado acima. Em relação aos demais carboídratos que podem ser absorvidos, para serem utilizados como fonte energética devem ser convertidos em glicose para servir de substrato para o metabolisco (glicólise), por tanto quanto mais rico em glicose for o sacarídeo consumido mais rápido e eficiente o rendimento energético. Lembrado que tudo isso apenas complementa as respostas anteriores e é bem possível que apareça mais alguém com outros argumentos que por hora não tenham sido comentados ainda. Só para resumir tudo, o que faz a glicose ser mais requisitada em relação as demais biomoléculas é a sua polaridade (solibilidade em água), o arsenal enzimático do seu metabolismo e sua "fácil"estocagem.

3
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais