Buscar

demonstre a formula estrutural do composto de fórmula molecular C5H8 ,cíclico e insaturado ???

💡 6 Respostas

User badge image

Marcelo Magalhães

Por meio da Fórmula Estrutural Plana: essa fórmula mostra a arrumação ou a disposição dos átomos dentro da molécula. Por exemplo, abaixo temos a fórmula estrutural plana de um dos hidrocarbonetos presentes na gasolina.     

Veja que, nessa fórmula, todos os átomos e todas as ligações existentes entre eles são mostrados. Agora, para determinar a fórmula molecular desse composto, basta contar a quantidade de átomos de cada elemento e colocar um índice do lado inferior direito do elemento em questão.

Um aspecto importante a ser ressaltado é que sempre começamos a fórmula molecular dos compostos orgânicos a partir do elemento carbono, pois ele é o constituinte principal dessas substâncias. Veja o exemplo:

Visto que são 8 carbonos, começamos a escrever a fórmula molecular assim: C8

Para completar essa fórmula, contamos a quantidade de hidrogênios:

Portanto, sua fórmula molecular é C8H18.

2.       Por meio da fórmula estrutural simplificada ou condensada: nesse tipo de fórmula, a quantidade de hidrogênios é abreviada. Por exemplo, veja a mesma fórmula da molécula encontrada na gasolina, agora de forma condensada:

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para essa questão será necessário analisar a formação da estrutura de moléculas orgânicas, em especial os hidrocarbonetos.

---

Na formação da molécula de ciclopentano (\({{\rm{C}}_5}{{\rm{H}}_8}\)) será necessário a colocação de uma insaturação em alguma das ligações entre os carbonos, pois, por ser uma molécula cíclica, cada carbono fará apenas 2 ligações e com outros 2 carbonos. Logo ele precisará se ligar com mais dois hidrogênios para se estabilizar, contudo, existem apenas 8 hidrogênios para 5 carbonos (seria necessário 10 hidrogênios para disponibilizar 2 hidrogênios por cabono).

Para solucionar o problema, cria-se uma ligação dupla entre dois dos carbonos, fazendo com que não sejam necessárias duas ligações com hidrogênios. A molécula resultante é:


Molécula de ciclopentano/ Fonte: Cheggstudy

2
Dislike0
User badge image

Nayara Aquino

CH3 CH = CH CH3


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais