Buscar

Teoria das Vantagens Comparativas

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O modelo de vantagem comparativa é um dos conceitos básicos subjacentes à teoria do comércio internacional e demonstra que os países tendem a especializar-se na produção e exportação dos bens que fabricam com um custo relativamente menor em comparação com o resto do mundo, em aqueles que são comparativamente mais eficientes que os outros e que tenderão a importar bens naqueles que são mais ineficientes e que, portanto, produzem com custos comparativamente mais altos que o resto do mundo.

Essa teoria foi desenvolvida por David Ricardo no início do século XIX , e seu postulado básico é que, embora um país não tenha vantagem absoluta na produção de nenhum bem, isto é, embora manufature todos os seus produtos de maneira mais cara do que no resto do mundo.

No mundo, você deve se especializar naqueles bens para os quais sua vantagem é comparativamente maior ou sua desvantagem comparativamente menor. Essa teoria implica uma evolução com relação à teoria de Adam Smith . Para Ricardo, o decisivo no comércio internacional não seriam os custos absolutos de produção em cada país, mas os custos relativos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais