Buscar

Desafio TPG4 Gestão Comercial

Em abril de 2002, o Magazine Luiza realizou um dos eventos mais esperados pelos funcionários. É o chamado Encontrão, promovido a cada dois anos, que tem como objetivo a confraternização, a integração e a troca de experiência entre os profissionais de diversos níveis da empresa. Mas em 2002 o Encontrão trouxe novidades. Ele marcou o início de uma nova etapa na história do Magazine Luiza. A nova filosofia anunciada pela própria Luiza Helena Trajano, superintendente da empresa, é resultado de uma profunda reavaliação da organização, e pode ser compreendida pelo recém-criado slogan: "SUA EXCELÊNCIA: O CLIENTE". Depois de um levantamento profundo sobre o clima organizacional da empresa, resolveu-se investir ainda mais na valorização das pessoas. A empresa oferece para seus colaboradores, entre outros benefícios, premiação por performance, plano de saúde que inclui agregados como pai e mãe, bolsas de estudo que cobrem de 30% a 70% das mensalidades, um conselho que decide as contratações e demissões em cada loja, fundo mútuo para empréstimos aos colaboradores, grêmio com piscina, campo e outros equipamentos de lazer etc. É nessa organização que trabalham mais de 3.000 funcionários, sendo que aproximadamente 1.700 são vendedores, supervisores e gerentes de vendas. Para se ter uma ideia do nível de procura para um emprego no Magazine, em 2002, 14.800 pessoas se candidataram para uma vaga. Os requisitos são: morar perto da loja, ensino fundamental, experiência de dois anos em vendas, facilidade de comunicação, atitude positiva, comportamento ético etc. Caso o candidato apresente essas condições e seja aprovado pelo conselho da loja (vendedores, caixas, montadores, supervisores e gerente), ele integrará o quadro de colaboradores da “melhor empresa para se trabalhar”, prêmio dado pela revista Exame em 2003.
Fonte: LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de vendas. São Paulo: Atlas, 2012.


Responder às seguintes questões: 
(a) Além dos critérios comentados no caso descrito, quais critérios devem ser utilizados pelo Magazine Luiza na contratação da sua força de vendas? Por quê?
(b) Imagine que você é gerente de uma loja do Magazine Luiza. Qual seria o seu papel na condução de um processo de seleção para contratação de um novo vendedor?

💡 4 Respostas

User badge image

Andre Smaira

a)

Capacidade de ouvir- Um bom vendedor precisa satisfazer as necessidades de um cliente. A única maneira de descobrir o que são é ouvir o que cada cliente em potencial está dizendo. Os melhores vendedores nem sempre estão falando.

Empatia- Um ótimo vendedor sabe como se colocar no lugar do cliente e perceber o que os clientes sentem. Ao entrar na pele de um prospecto, eles sabem exatamente como vender um produto ou serviço.

Competitividade- Os vendedores que conseguem obter sucesso medem suas habilidades em relação aos colegas. Em uma palavra, eles são competitivos . Eles não querem apenas melhorar no que fazem. Eles querem ser melhores que todos os outros.

b)

O meu papel seria o de encontrar vendedores qualificados e carismárticos, que sejam bons em vender e conquistar o cliente, para que o mesmo não compre apenas um produto, mas que venha outras vezes na loja para comprar mais e mais produtos, sendo assim um cliente fiel.

0
Dislike0
User badge image

CAROLINE SANTOS MARTINS

A -Estabilidade de no minimo 6 meses para funcionarios ficarem mais tranquilos.e render mais.

B -Pediria ao RH possiveis candidatos e faria teste de 7 a 15 dias sem contartação direta, apenas para ver se havia escolhido o candidato certo.


0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Materiais relacionados

1 pág.
1 pág.