Buscar

como um rei católico se posicionava diante dessas perseguições​

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Antigamente a educação era assimilada como se fosse uma espécie de imitação, o ensino e aprendizagem se dava pelo modelo de repetir conteúdos e atividades – até que fosse promovida a fixação (algo que muito se parece com o modelo proposto pela professora do estudo de caso). Certamente, é estimado que o aparecimento da escrita, tenha sido a grande inovação da antiguidade. Hoje, dentro de uma sala de aula a educação é dada de forma igual para todos – entretanto, isso não acontecia no modelo antigo em que governantes e súditos tinham educações díspares.

A Idade Média, apesar de ser considera o século das trevas, justamente pelas diversas perseguições promovidas por membros da Igreja Católica a indivíduos que tinham uma posição seja de crença ou de conhecimento diferente daquela proposta pela igreja – foi o momento do surgimento das universidades. Os fundamentos educacionais estavam no ensino baseado na religião e de profissões que tinham, durante o período, maior aplicabilidade na sociedade, como é o caso da medicina e do direito.

O modelo da idade antiga e da idade moderna, observando os aspectos educacionais acaba sendo modelado na questão da repetição e da imitação. Com o intuito de aplicar os conhecimentos obtidos no meio escolar, no cotidiano, o indivíduo passa a copiar e imitar o que vê dentro de sala de aula – sem necessariamente digerir aquilo que foi ensinado de forma crítica e analítica.

Durante a idade média, entre os séculos (V ao XV) a igreja Católica conquistou e manteve grande poder, figurando como religião única e oficial, não permitia opiniões e posições contrarias aos seus dogmas (verdades incontestáveis). Aqueles que desrespeitavam ou questionavam as decisões da Igreja eram perseguidos e punidos e, nesse contexto, a autoridade da igreja começou a diminuir a partir do século XVI, com a reforma protestante, que acabou gerando uma grande divisão dos católicos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais